A mudança chegou: FIGITAL, o que é?
Como inserir no meu negócio?
Quem lê a palavra, logo faz uma conexão entre duas palavras. E é exatamente isso! O FIGITAL (ou PHYGITAL em inglês) é a fusão entre “Físico” e “Digital”.
O FIGITAL ou PHYGITAL surge para facilitar a aquisição de produtos e oferecer ao cliente uma forma híbrida para realizar sua compra ou operação.
E olha só o que tá rolando… os clientes omnichannel estão cada vez mais comuns em todos os tipos de negócios. Este novo perfil diz respeito a um consumidor que se relaciona com as suas marcas prediletas por múltiplos canais.
As vendas online ocorrem através de lojas virtuais, marketplaces, redes sociais, por aplicativos como o WhatsApp e até mesmo pelo nosso velho conhecido telefone (sim estou falando de ligar para o cliente). E tudo isso pode — e deve — estar relacionado ao ambiente físico, dando ao cliente maior autonomia na escolha da compra.
Alguns clientes vão até a loja para provar uma roupa, ou calçado para fechar a compra online. Outros dentro da loja física, fazem a compra no app da loja para conseguir descontos exclusivos. São inúmeras as possibilidades de melhorar a experiência na hora da negociação.
Estamos em uma nova era de negócios. Sendo assim, quando uma empresa se propõe a fazer parte desta nova era, ela precisa dizer aos clientes que seus processos online e offline estão integrados.
E o FIGITAL ou PHYGITAL vem para reforçar esse comportamento omnichannel do cliente. E assim passa a dar a ele cada vez menos uma diferenciação entre os ambientes de compra. O comércio passa a ser híbrido para torna-se cada vez mais integrado.
Alguns irão dizer que a estratégia FIGITAL ou PHYGITAL, nada mais é do que uma estratégia de integração dos ambientes de venda. Contudo, não vejo ser tão simples assim, pois você terá que fazer as integrações e terá que capacitar sua equipe a saber vender pelos múltiplos canais. Não adianta ter uma Ferrari nas mãos se você não sabe dirigir, concorda?
O FIGITAL ou PHYGITAL se aplica a praticamente todos os segmentos, varejo, comércio, serviços, estudos e conhecimento, e é baseado no conceito omnichannel, multicanal, onde a experiência do consumidor é definida por ele, e as marcas passam a se fazer presentes em diversos canais e formatos.
O FIGITAL ou PHYGITAL é um movimento que indica que, cada vez mais, os negócios irão transitar pelos canais de consumo variados em busca de maior conexão com o consumidor.
Todas as estratégias são para ampliar as vendas e se fazer presentes no raio de desejo e de possibilidade de consumo do cliente. Seja uma vitrine na rua, um banner no marketplace ou então uma mensagem no WhatsApp.
O empreendedor, o dono de empresa, de fato, precisa navegar entre esses mundos e entender as diferentes linguagens que unem a experiência de consumo em uma única jornada.
Todos nós estamos em processo de adaptação, e o consumidor tomou a frente desse processo escolhendo quais são os formatos que mais fazem sentido para o seu estilo de vida atual.
A tecnologia, através das ferramentas de integração, são fundamentais para que a experiência de consumo seja completa e cada vez mais integrada.
Mas afinal, como aplicar o FIGITAL ou PHYGITAL ao meu negócio?
Para resumir, isso significa que ter um negócio somente em um dos modelos, físico ou no digital, já não contempla as necessidades do consumidor do nosso tempo.
Para que isso seja possível, as marcas estão em processo de adaptação, mesclando as operações e tendo resultados positivos com base na integração entre os universos de consumo.
Abaixo selecionei algumas coisas que acredito ser importantes para você pesquisar e analisar na implantação dessas estratégias de adaptação:
Chat de atendimento:
No e-commerce, disponibilizar um chat de atendimento é um fato que aproxima o cliente do negócio de forma física. Dessa maneira, dá maior engajamento à compra, tirando dúvidas em tempo real e mesclando a operação digital ao meio físico.
Compra online, retira na loja:
Essa talvez seja a estratégia mais lembrada quando pensamos em hibridização do comércio. Dar ao cliente a opção de comprar online e retirar na loja física. Porque além de tornar a operação eficiente também dá ao cliente o protagonismo de escolha em não pagar pelo frete. O contrário também se aplica, quando o cliente escolhe o produto na loja física, mas quer a comodidade (e muitas vezes o preço mais atrativo) da compra online.
Autoatendimento:
Aplicável nas lojas físicas, um totem de autoatendimento já é um facilitador para que o cliente já saia escolhendo seus produtos de forma digital, e finalize a compra com um vendedor da loja. Isso é considerado uma tendência no pós-pandemia, onde as pessoas terão menor interação com atendimento presencial.
Sistema de gestão ERP:
Para administrar uma operação que compreende vendas físicas e online, é preciso uma gestão automatizada para que as vendas e entregas sejam feitas de maneira integrada. Desde ferramentas como o PDV online até o estoque e a logística de entrega. Dessa maneira, o ERP facilita o trabalho e possibilita emitir notas fiscais, imprimir etiquetas e ter um PDV integrado entre as operações.
Capacitação do time de vendas e atendimento:
De nada irá adiantar você ter tudo o que falei acima se o seu time de vendas não souber vender pelos múltiplos canais. Hoje é vital você ter uma metodologia ativa de vendas, pois não dá mais para esperar o cliente te procurar. Ele (consumidor e cliente) está sendo seduzido e abordado por muitas campanhas de marketing e, de fato, quem for mais criativo leva o cliente. Mas se você tem uma estratégia ativa de vendas e se torna presente e próximo dos seus clientes, com certeza você será lembrado com mais facilidade e será a opção de compra do consumidor. Estamos em uma era relacional de vendas e a proximidade faz muita diferença na tomada de decisão.
Mas não quero que você fique pensando que o modelo multicanal é aplicável apenas para grandes varejistas. Se você saiu de casa nos últimos meses já deve ter vivenciado diversas experiências de compras híbridas. Experiências que podem ser replicadas aos micro e pequenos negócios.
Afinal o omnichannel chegou para agregar e não para dividir. Podemos usar a estratégia desde fazer o pedido de uma pizza, até comprar uma passagem de avião. Passando por atendimento médico e compras do dia a dia de mercado. Se em maior ou menor escala é sua área de abrangência que vai definir, não o capital que você tem para investir.
Por fim, se quiser saber mais sobre esse tal universo omnichannel, eu sou da Noby Academy, a primeira EdTech brasileira que ATIVA seu time para buscar e converter em TODOS OS CANAIS, TODOS OS DIAS, ou seja, a gente ensina seu time de vendedores a usar multicanais para aumentar as vendas.
Vamos tomar um café? Ou um picolé?
Pra cima empreendedores!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre FIGITAL ou PHYGITAL? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Glauco Vega
https://www.instagram.com/glaucovegaoficial/channel/
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