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Os seus valores podem atrair ou afastar pessoas (parte II de II)

Muitas dimensões afetam a qualidade de um relacionamento e de uma conversa, sendo que o grau de alinhamento dos valores das pessoas é com certeza uma importante variável.

Os seus valores podem atrair ou afastar pessoas (parte II de II)

Os seus valores podem atrair ou afastar pessoas (parte II de II)

Dando continuidade ao artigo publicado anteriormente sobre os Continuums Motivacionais, hoje vamos à parte final. Caso você não tenha lido a parte anterior, então acesse: Os seus valores podem atrair ou afastar pessoas.

No artigo anterior falamos sobre os dois primeiros continuums motivacionais, hoje falaremos dos outros 4 continuums motivacionais, a saber:

3º CONTINUUM MOTIVACIONAL:

Identifica a intensidade com que pessoas VALORIZAM o AMBIENTE.

OBJETIVO:

Algumas pessoas valorizam muito a objetividade no conteúdo da comunicação – relacionamos conteúdo a valores e forma da comunicação a comportamentos. Essas pessoas esperam que notícias ruins sejam ditas e a verdade comunicada, rápida e categoricamente. Abordagens subjetivas, pouco práticas e exageradamente cuidadosas, irão certamente incomodar esse tipo de pessoa. Uma conversa realista e baseada em fatos concretos, mesmo que com um tom frio e impessoal, de fato, não irão incomodar essa pessoa.

HARMONIOSO:

Comunicações ríspidas, abrasivas, factuais e diretas irão gerar um mal-estar emocional nas pessoas que valorizam a paz e o equilíbrio nos relacionamentos. Tudo o que traga ou intensifique um ambiente caótico irá certamente perturbar a pessoa harmoniosa. Conversas que ameaçam seu equilíbrio de vida também irão gerar incômodo. Diálogos que tragam as impressões de cada um a respeito de um cenário, com a utilização da imaginação para expressar pontos de vista, serão de fato mais alinhados às pessoas que valorizam a harmonia entre as pessoas.

4º CONTINUUM MOTIVACIONAL:

Identifica a intensidade com que pessoas VALORIZAM os OUTROS.

INTENCIONAL:

Para as pessoas intencionais, conversas muito emotivas, com pessoas que ficam colocando os outros sempre na frente dos próprios interesses, sem firmeza para tomar decisões difíceis a respeito do outros, irão resultar em um afastamento na interação. Ser emocionalmente mais independente e firme na conversa, principalmente quando o assunto possa acabar prejudicando alguém, irá ajudar a se aproximar dessas pessoas.

ALTRUÍSTA:

As pessoas altruístas irão certamente sentir um grande desconforto quando estiverem na presença de quem não se importa ou passa a impressão de não se importar com os sentimentos e o bem do próximo. Um alinhamento maior será obtido quando a abordagem for com um tom benevolente e desinteressado de algum ganho pessoal. Os altruístas irão se atrair por conversas que envolvam causas humanitárias, o ajudar pelo ajudar e eventos beneficentes. Focam na eliminação, e não no início ou aumento de conflitos. Conversas boas são as que geram união e consenso.

5º CONTINUUM MOTIVACIONAL:

Identifica a intensidade com que pessoas VALORIZAM o PODER.

PARTICIPANTE:

Essas pessoas não se incomodam com papéis de coadjuvantes, mesmo quando em posição de liderança, o que facilita seus colaboradores se sobressaírem e também se tornarem protagonistas de algum projeto ou iniciativa. Assuntos onde fica clara a importância do poder, ambição e crescimento profissional, assim como a sobrevalorização de símbolos de status e prestígio, irão desanimar essas pessoas, fazendo com quem elas se desinteressem da conversa.

COMANDANTE:

Quem está neste lado deste continuum irá priorizar relacionamentos e conversas que poderão contribuir para a sua ascensão, brilho e reconhecimento profissional. As interações que não tragam esses elementos serão provavelmente vistas como um desperdício de tempo. Falar a respeito da importância de viver em comunidade, de cooperar com as demais pessoas e de trabalhar como um igual aos demais irá fazer com que queira sair de onde a conversa está acontecendo, ou pior, pode diminuir as outras pessoas, por não exaltarem o mesmo que valoriza. Para se aproximar, pergunte a respeito de seu crescimento profissional, obstáculos superados e conquistas. Valorize seus feitos, com sinceridade.

6º CONTINUUM MOTIVACIONAL:

Identifica a intensidade com que pessoas VALORIZAM as METODOLOGIAS (sistemas de vida).

RECEPTIVO:

Essas pessoas são mais abertas para sistemas e metodologias alternativos, pensar fora da caixa, questionar o status quo. Além disso, são mais flexíveis com pessoas que pensam diferente delas. Em razão disso, querer converter essas pessoas para seu próprio sistema de crenças e valores, inclusive dizendo que não há outra opção para quem quer estar no lado certo da vida, irá, no mínimo, afastar essas pessoas. É importante, para não distanciar essas pessoas de você, falar sobre as possibilidades do diferente e assim mostrar-se flexível e interessado por diferentes formas de pensar.

ESTRUTURADO:

A palavra-chave para uma relação interpessoal de qualidade com essas pessoas é respeito. Consideração e valorização pelo que elas acreditam, pois, para elas, seu sistema de crenças e valores representa a verdade, a qual é possivelmente inquestionável e imutável. Seus rituais e tradições são intocáveis e sagrados. Cuidadosamente pergunte o que a pessoa acredita ser o certo e o errado para viver. Além disso, mostre uma admiração e respeito sinceros. Se pensar diferente ou não concordar, então guarde isso para você. Uma alternativa para não acabar expondo seu ponto de vista diferente é mudar o assunto da conversa o quanto antes.

Muitas dimensões afetam a qualidade de um relacionamento e de uma conversa, sendo que o grau de alinhamento dos valores das pessoas é com certeza uma importante variável. Os valores são uma importante parte integrante de cada um e nada mais agradável do que falar de quem somos, ou do que valorizamos.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como seus valores podem atrair ou afastar pessoas, bem como os continuums motivacionais? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Alexandre Ribas
https://www.linkedin.com/in/perfilalexandreribas/

Confira também: Os seus valores podem atrair ou afastar pessoas (parte I de II)

 

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
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