Você chegou ao Fundo do Poço? Saiba dizer NÃO ao pior!
Jamais permita que impasses da vida tragam o “pior”. Ninguém está isento de problemas, tanto o sofrimento como a alegria são fatos da vida real. A diferença está na forma como você irá lidar com cada um deles.
Sabe aquela expressão “você chegou no fundo do poço”, certamente foi devido a atitudes e comportamentos e que agora será cobrada por consequências.
“O fundo do poço” está em um tempo distante, ninguém chegou lá de fato. Apenas até o meio dele, mesmo tendo a impressão de estar lá. No entanto, sempre enxergamos uma “luzinha” que é a percepção de que algo não deu certo. E será necessário reformular as estratégias e principalmente as atitudes.
O meio do poço, também é um lugar deserto e sombrio, mesmo enxergando uma pequena luz lá no fundo, bem fraquinha, ela não mostrará o caminho de volta.
Quem deseja voltar para o mesmo caminho, se foi esse caminho que te levou até lá. Então, você deve repensar e refletir sobre o trajeto escolhido. Lembre-se de que você tem suas próprias escolhas, vontades e desejos. E quando o caminho escolhido mostra que devemos corrigir rotas e recomeçar, é isto que devemos fazer.
Afinal, você não quer que o pior venha agregado aos problemas presentes, não quer perder mais tempo e energia com reclamações, tristezas e desmotivação, certo?
Para retomar a sua vida é necessário ter vontade. É usar aquele último folego para retomar as rédeas da sua vida e construir um NOVO caminho.
A vida é feita de encontros e desencontros, de tristezas e alegrias, de sucessos e insucessos. Não temos uma regra clara e certa de como ser ou não feliz. É disponibilizado ferramentas que ajudam a determinar novas rotas, novas escolhas e novas ações para essa construção.
Persistir no antigo trajeto é chegar a lugar nenhum. É perder tempo reclamando e lamuriando da vida. É encontrar desculpas ou culpados para uma situação que você se colocou e não quer sair.
Dentre as ferramentas, a principal está dentro de você, ou seja, é você com as suas novas escolhas.
Você já percebeu que quando quer realizar algo, seja ela qual for, você consegue. Certamente já desejou conhecer alguém, comprar um sapato, uma roupa, um emprego ou qualquer outra coisa, e de todas as formas conseguiu. Isto comprova que quando desejamos realizar algo infinitamente intrínseco em nosso coração, vamos lá e realizamos, isto se chama vontade ou desejo real.
O mesmo podemos dizer quando estamos sem emprego, sem qualificações ou qualquer outro empecilho. Se temos vontade de mudar a realidade, então buscamos incessantemente uma solução, mesmo que seja temporária. Dessa forma, podemos traçar novas ações para evoluirmos, de novo temos em evidência, “a vontade”.
Infelizmente muitas pessoas desistem no meio do caminho ou perdem tempo encontrando desculpas para a sua falta de vontade. E imputam sempre aos demais a sua derrota.
Sabemos que nada é tão simples ou fácil. Isso é um fato, mas sabemos também que nada é tão difícil ou impossível de ser realizado, quando buscamos de fato. Cabe a cada um de nós saber diferenciar o momento ruim do pior.
Momentos ruins existem, mas podem ser mudados. Agora o “pior” vem depois da desistência e autorização, dando a ele total controle e condução da sua vida. Você permite e pronto!
Não adianta ter conhecimento e aplicar as outras ferramentas, se você não tem a principal, que está em seu poder, ou seja, “a vontade” de mudar, de recomeçar quantas vezes for preciso. Após ter domínio sobre a sua vontade, se afaste de pessoas e pensamentos negativos. Tenha o hábito de ver o lado bom das coisas, enfrente os seus medos e problemas. Lembre-se de que todo mundo tem problemas, mas com uma diferença gigantesca: alguns vencem e outros se entregam. Afaste-se imediatamente de pessoas negativas ou que só reclamam, reclamam e sempre afirmam que nada vai dar certo, lembrando sempre que a escolha é sua.
Pessoas negativas te contaminam, te influenciam e tiram toda a sua energia. Elas querem que você fielmente acredite que não existe qualquer tipo de solução. E que deverá andar ao lado dela pela estrada sombria.
Mude os seus hábitos, mude o seu comportamento. Mude o seu pensamento de como deve encarar os problemas, mude a sua vida e construa o caminho. Não permita que o pensamento negativo, o comportamento automático, o emocional abalado, a procrastinação, a falta de esforço, a falta de vontade, o ambiente pesado e pessoas incrédulas bloqueiem a sua vida e as suas atitudes.
Diga não ao pior, recarregue as suas forças e não desista, siga o novo caminho para conquistar tudo aquilo que você almeja. Tenha sempre em mente que o caminho será árduo, mas também será agraciado com inúmeras recompensas.
Para chegar ao que deseja é imprescindível que você consiga controlar a sua mente. Mude os pensamentos sempre que necessário para algo positivo para que chegue o mais rápido a realização de objetivos.
Essa reprogramação é justamente conseguir condicionar o seu cérebro a pensar e encontrar novos rumos. Encontrar formas diferente da anterior, de maneira mais adequada aos seus desejos. Por exemplo, troque um pensamento de insegurança, como:
“Está difícil, acho que não vou conseguir”
Por um pensamento mais adequado e confiante como:
“Eu tenho condições de fazer o que é preciso e vou fazer”.
Viva intensamente os seus sonhos e desejos. Busque, mude o seu pensamento e comportamento. Saia do meio do poço e construa uma nova estrada com liberdade, segurança nas atitudes para encontrar e desfrutar da nova vida.
“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro.”
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aprender a dizer não ao pior e sair do tal “fundo do poço”? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/
Confira também: Que imagem o seu espelho reflete?
Participe da Conversa