Os Principais Pilares para uma Boa Gestão de Empresas
Muitos empresários chegam até mim sem saber como desestagnar o crescimento da empresa. De fato, é muito comum relatos de dificuldades de gestão que levam o empresário a virar escravo do negócio, sem tempo para pensar no futuro.
Uma gestão de empresas eficaz deve levar em conta alguns pilares que incluem um bom relacionamento humanizado e uma boa comunicação empresarial, assim como a organização daqueles que estão no comando. O resultado é o crescimento da empresa de forma sustentável, com clientes, produtividade e altos níveis de qualificação.
Resumidamente, uma gestão de empresas deve elaborar metas e indicadores de acordo com a visão, os valores e o clima organizacional do empreendimento. Quer saber quais são esses pilares da gestão? Então, continue lendo!
Pilares da Gestão Empresarial
1. Comunicação empresarial
A comunicação empresarial é o principal pilar para a gestão de empresas, pois garante que as informações cheguem a todos e a colaboração seja contínua. Além de cuidar dos mal-entendidos e deixar claro quais são as metas da empresa, você também precisa criar uma cultura do diálogo, onde ninguém se sinta desconfortável em apontar melhorias e sugerir novas ideias.
Poucas empresas conseguem manter seus colaboradores conectados e entregar um ambiente de liberdade. Conseguir aplicar esse pilar da gestão em seu empreendimento é um verdadeiro diferencial!
2. Desenvolvimento de talentos
Já conversamos sobre esse pilar por aqui no blog. A falta de um desenvolvimento de talentos é um dos principais fatores que aumentam a rotatividade dentro da empresa.
A entrada e saída de funcionários causa prejuízos financeiros e também produtivos, já que você terá que lidar com novas adaptações constantes.
Pense assim: seus colaboradores querem crescer tanto quanto você. Se você é o tipo de empreendedor que não está preocupado com a carreira de seus colaboradores, está na hora de se preocupar. Além de estagnar o nível de qualificação da sua empresa, terá um momento em que você irá se deparar com um time desordenado na menor falta da sua presença.
A cada novo colaborador, faça um plano de carreira. Entenda em quais aspectos eles podem crescer e se desenvolver.
3. Organização financeira e estratégica
Um dos pilares de gestão mais técnicos da lista, a organização, tanto financeira quanto estratégica do dia a dia, precisa ser uma das suas prioridades.
Entender isso vai além de estar ciente dos prejuízos financeiros que podem ser causados pela má organização, como o próprio fechamento da empresa. É preciso entender, também, que a falta de um planejamento e organização pode levar você então a ficar completamente escravo do negócio. Sempre na correria, nunca tendo tempo para você mesmo.
Ao fazer um planejamento, você então conseguirá se adequar às demandas, mantendo uma boa produtividade e entregando serviços de qualidade. Para que isso ocorra, você precisa manter as finanças pessoais e profissionais separadas e constantemente atualizadas (fique de olho no fluxo de caixa), além de aprender a delegar e distribuir corretamente responsabilidades.
4. Engajamento dos colaboradores
A motivação é o combustível que move seus colaboradores a atingirem resultados extraordinários. A produtividade e a qualidade da entrega dos seus serviços/produtos está em quão comprometida está a sua equipe.
Mas como manter o engajamento dos colaboradores? Você pode começar entendendo as necessidades deles (utilize, por exemplo, pesquisas de satisfação) para entender o que eles precisam para dar o melhor de si.
Não deixe seus colaboradores no escuro, seja claro enquanto metas e objetivos, e converse sobre suas expectativas quanto ao trabalho deles. Uma cultura de feedbacks pode ser útil, nesse caso.
Promova um ambiente acolhedor, que respeite a diversidade e entenda a importância da pluralidade. Seus funcionários precisam sentir e saber que, de fato, fazem parte da organização.
5. Liderança
Para colocar todos esses pilares mencionados em prática, é preciso ter uma boa liderança no comando. Um bom líder irá engajar o funcionário, abrir espaço para uma comunicação de mão dupla dentro da empresa, organizar as demandas de forma que a produtividade e a qualidade caminhem de mãos dadas e, também, desenvolver novas lideranças para que o processo seja descentralizado.
Se você acompanha a minha coluna (conheça mais), já deve ter percebido que falo bastante sobre as competências e o desenvolvimento da liderança. Isso acontece porque muitos empreendedores não conseguem enxergar que, muitas vezes, o problema não está nos outros, mas em si mesmo. Ser capaz de liderar não é algo que nascemos sabendo, mas é sim possível desenvolver, porém é preciso estar aberto para isso.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os principais pilares para uma boa gestão de empresas? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/
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