12 dicas para uma vida sustentável (parte II de II)
Dando continuidade ao artigo publicado anteriormente sobre como ter uma vida sustentável, hoje vamos à parte final. Caso você não tenha lido a parte anterior, então acesse: 12 Dicas para uma Vida Sustentável (parte I de II).
Confira mais 6 dicas para uma vida sustentável, a saber:
6. CONSERVE RELACIONAMENTOS COM AMIGOS E FAMILIARES
Para sobrevivermos ao nosso nascimento, dependemos de outras pessoas por vários anos. Ao final da vida, principalmente para os que tiverem a sorte de terem uma vida longeva, precisaremos de outras pessoas, para sermos cuidados em nossa saúde física, mental, espiritual e financeira. Ou então simplesmente para termos nossos últimos dias, ou nossa partida, de maneira digna. Por qual razão acreditar que entre o início e o fim também não seremos dependentes de outras pessoas? Familiares e amigos são nossos mais valiosos companheiros de jornada; respeite, admire e cuide deles, para que a recíproca seja verdadeira, principalmente quando você precisar – e vai precisar.
7. CONVIVA EM HARMONIA COM OS OUTROS
Exercer a flexibilidade, a tolerância, a compreensão e o respeito a diferentes pontos de vista, perspectivas, opções de vida e ideias em que se acredita. Isso facilita, de fato, a harmonia em um mundo tão rico em diversidade, como este no qual vivemos. Uma sociedade onde a harmonia e a diversidade andam juntas irá se fortalecer e prosperar.
8. RESPEITE A SOCIEDADE
Aqui o foco é você como um componente desse sistema chamado sociedade, onde você pode contribuir para o seu equilíbrio e progresso, ou colapso. Viver com respeito às regras, princípios e leis que regem o ambiente no qual optou por viver, ou contribuindo para aprimorá-las, é um indicador de que você está no lugar certo, sendo ou no caminho de se tornar quem você nasceu para ser.
9. CONTRIBUA PARA A SOCIEDADE
Qual será o seu legado para o seu país, comunidade, grupos que frequente e a sua família? Quando você deixar esta vida, a sua presença neste mundo terá feito uma diferença positiva ou negativa? Viva para deixar saudades.
10. INTEGRE-SE COM A NATUREZA
Frequentar e ter experiências de imersão na natureza contribuem para a saúde de cada um de nós, em todas as dimensões da vida. Estar na natureza também influencia positivamente nossos níveis de serotonina, trazendo bem-estar e felicidade. Assim como pode contribuir significativamente para a nossa saúde mental, o combate ao estresse, entre outras coisas, por exemplo. Além disso, o aumento de foco, ao facilitar nos encontrarmos e nos escutarmos.
11. SEJA PRÓSPERO
Cresça primeiro como pessoa para então, na sequência, usufruir de um crescimento profissional sustentável e uma rede de relacionamentos cada vez mais sólida e valiosa. Invista primeiro na prosperidade que ninguém vê, a sua interior. Deixe a prosperidade material, ou a exterior, como uma consequência da sua autorrealização plena. Priorize a cooperação à competição porque ajudar constrói pontes, ao passo que tirar vantagem ou enganar as queima.
12. ATINJA A PAZ FINANCEIRA
Existe uma grande diferença entre as pessoas que trabalham para pagar dívidas ou as contas do mês, e aquelas que trabalham no que gostam, com quem gostam e fazendo o que demanda quem são de fato. Planeje a sua paz financeira, que pode ser através de uma reserva ou renda extra. E assim poder ficar cada vez mais livre para ser e fazer aquilo que justificou a sua vinda a este mundo.
Uma vida que tenha sustentação se baseia em muitas variáveis, algumas delas foram sugeridas aqui. Gostaria de enfatizar umas palavras que podem significativamente influenciar a sua busca por uma vida com menos tropeços e um caminhar contínuo e sustentável. São elas, a saber: respeito, humildade, empatia, compaixão, autocontrole, congruência, honestidade, flexibilidade, tolerância, autoconhecimento e uma clareza absoluta a respeito do seu valor como pessoa
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ter uma vida sustentável? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder!
Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br
Confira também: 12 Dicas para uma Vida Sustentável (parte I de II)
Participe da Conversa