Confira as novidades no Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp
Em maio, diversas novidades surgiram no Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp. As principais mudanças ocorreram no Instagram, que trouxe alterações até na logomarca. Além disso, trouxe também novos recursos.
Abaixo, trago um compilado do que de principal aconteceu nessas mídias e os respectivos impactos para produtores de conteúdo, marcas e usuários, a saber:
Instagram:
A rede ampliou o acesso ao feed em full screen para mais usuários. O estilo é inspirado no rival TikTok. E mostra conteúdos em tela cheia, na vertical.
Os testes não são garantia de que o recurso será implementado, mas, caso for, podemos nos preparar para uma maior valorização do Reels na plataforma. Isso acontece porque o formato facilita a navegação na vertical, mostrando, assim, um vídeo após o outro.
Uma novidade que já está disponível é a possibilidade de fixar posts no perfil. Essa função permite que usuários destaquem fotos ou vídeos na sua grade de publicação, colocando-os no topo, mesmo que sejam conteúdos antigos.
A plataforma anunciou outras duas grandes mudanças. A primeira delas é sua nova identidade visual, com foco no seu logo reformulado em 3D, carregado com cores mais vibrantes.
Já a segunda delas é que a partir de agora o Instagram vai obrigar todos os usuários a informar sua data de nascimento para usar o aplicativo. Regra que se aplica, inclusive, aos perfis empresariais. Neste caso, é aconselhável usar as informações do gestor ou então do produtor de conteúdo, com mais de 13 anos.
Facebook:
A grande novidade é o recente lançamento dos avatares 3D no Brasil. A ação é uma forma de os usuários criarem representações de si próprios na rede. E significa mais um passo rumo ao Metaverso, aposta da empresa Meta – que controla a plataforma – para o futuro da comunicação.
WhatsApp:
Em breve os empreendedores poderão investir em uma versão paga do WhatsApp Business. A ferramenta permitirá que as empresas consigam gerenciar contas do aplicativo. Além disso, acesso à nuvem e também o uso do programa em até dez celulares.
TikTok:
A plataforma anunciou que criadores populares poderão cobrar uma assinatura mensal por suas transmissões ao vivo. Essa é, de fato, uma forma de concorrer com aplicativos rivais, que também lançaram recentemente recursos parecidos. Dessa maneira, o TikTok pretende atrair mais influenciadores digitais para sua rede.
No momento o recurso está disponível apenas por meio de convite. Mas a ideia da plataforma é expandir a funcionalidade globalmente nos próximos meses.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre novidades nas redes sociais, Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp? Quer saber mais a respeito? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Como usar o SEO: defina a palavra-chave perfeita para o seu texto
Participe da Conversa