O Coração no Marketing
Marcas precisam educar, ensinar e estimular escolhas conscientes
A inovação sempre esteve presente no meu coração. E no meu olhar. Venho trilhando minha vida profissional com a visão bem aberta para o novo, e com o questionamento incessante de como podemos fazer diferente e melhor. Como transformar trabalho em propósito, florescimento e felicidade.
Como profissional de marketing aprendi a “criar necessidades” antes inexistentes nos consumidores, utilizando mecanismos psicológicos manipuladores que tocam os vazios e inseguranças das pessoas, estimulando-as a consumirem mais e mais o que elas não precisam ou que faz mal para elas. Física e psicologicamente.
Em uma postura de abertura a novas possibilidades, há 20 anos empreendi no marketing com o propósito de estimular uma nova consciência nos negócios. E naveguei nesses anos por mares incertos, ora turbulentos, ora de extrema calmaria, investigando e experimentando o que seria esta “nova consciência”.
E descobri o coração. As qualidades do coração. E a coerência do coração.
Os estudos científicos do Instituto HeartMath demonstram que uma vida baseada no coração traz benefícios transformadores para as pessoas. Uma vida de mais saúde, plenitude e consciência.
Afinal, seres humanos são movidos por amor. E essencialmente estão mais abertos a se relacionar com marcas que utilizem as qualidades do coração em sua estratégia: respeito, carinho, coragem, compaixão, apreciação.
Quando o marketing materializa as qualidades do coração em uma estratégia coerente, uma estratégia com verdade, além de promover uma abertura maior de comunicação com suas pessoas, estimula uma escolha consciente para os seus consumidores.
Coerência do coração é um estado, identificado pelo Instituto HeartMath e que pode ser medido por aparelhos de biofeedback, que demonstra que estamos individualmente em nossa melhor versão. Adquirimos mais clareza, mais conexão com nossa essência e acessamos a inteligência intuitiva do coração.
Todos podemos acessar este estado, vivenciando emoções e sentimentos que nos regeneram: as tais qualidades do coração.
Ao utilizarmos o amor e suas nuances na forma de uma marca agir e se comunicar com seus consumidores, estamos estimulando esse estado de coerência, o que estimula no cérebro uma expansão cortical que permite com que uma escolha de compra seja feita com mais clareza e um senso de necessidade verdadeira. Sem gatilhos que estimulam reações de consumos inconscientes.
Quem não ama ver uma marca abraçar uma causa e cuidar de pessoas e do meio ambiente de forma consistente? Quem não admira uma marca que educa, ensina e estimula escolhas conscientes? E como é lindo, e ressoa no nosso coração, quando vivenciamos a coerência de uma marca entre o que ela comunica e o impacto que gera?
Tem-se olhado bastante para o cuidado das organizações com a saúde e resiliência de seus colaboradores. Mas uma marca impacta um número bem mais significativo de seres humanos, incluindo clientes e consumidores.
Usar o marketing de forma coerente e consciente reforça o papel das marcas serem facilitadoras de cura e de evolução humana.
É o despertar para o poder das marcas de trazerem alegria, mas também reflexão aos seus clientes. É convidar seus consumidores a saírem do automático e fazerem escolhas de consumo mais conscientes. E gerar vínculos por propósito. E pela verdade.
É fazer o mundo melhor pela forma como uma marca valoriza seus consumidores: o marketing a serviço da humanidade.
Vamos despertar para o coração no marketing?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre coerência do coração no marketing para escolhas conscientes? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1
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