Foco x Tempo = Equilíbrio : 7 dicas (simples) para aumentar sua produtividade!
“Somos o que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.“ (Aristóteles)
Disciplina é a mágica de ter o controle sobre tudo o que nos acontece. O tempo é a medida do sucesso: tempo despendido x resultado. A dispersão e a procrastinação (deixar para amanhã o que deveria e poderia ter feito hoje) – incentivadas pelo uso imoderado de tecnologias portáteis, causa ansiedade, tristeza, sensação de “perder tempo” – objetivos ficam inalcançáveis, e o desgaste físico é um preço alto com consequência em todos os campos da vida, inclusive na saúde.
Ser multitarefas não é sinônimo de “fazer tudo ao mesmo tempo”. Confira 7 dicas (simples) para aumentar a sua produtividade tendo mais foco e disciplina:
1. Evite executar muitas tarefas ao mesmo tempo
Este hábito compromete, e muito, a concentração e acaba por distanciar as pessoas dos verdadeiros objetivos. Lembre-se: ser uma pessoa multitarefa não significa fazer tudo ao mesmo tempo.
2. Estabeleça pequenas metas e indicadores de desempenho
Os seus objetivos não precisam ser alcançados todos de uma vez. Nesse sentido, quebre-os em pequenas metas que vão te deixar mais próximo da linha de chegada e estabeleça indicadores de desempenho para acompanhar o progresso das atividades.
3. Relacione e organize as suas atividades diárias
Crie uma lista com as atividades do dia e estabeleça suas prioridades. Ou seja, faça 1º as tarefas que te deixarão mais próximo dos resultados que você deseja alcançar.
4. Conheça seus limites
Fundamental conhecer os limites. Uma agenda com tarefas de tarefas que vão além da capacidade de realizá-las em um dia não contribui em nada. Diga “Não” às tarefas que pouco contribuem para o alcance de seus objetivos.
5. Não deixe de fazer pausas
Manter o foco não é sinônimo de trabalhar ininterruptamente. Fazer pausas e descansar é parte da jornada. Descansar mantém as pessoas mais produtivas e criativas. Descansar também é importante para não perder o foco em resultados.
6. Saiba exatamente com o que gasta seu tempo
Sabe aquela máxima “O que quebra o orçamento doméstico, são as pequenas despesas, não contabilizadas, no dia a dia”? Acontece o mesmo com o tempo. Fazer um levantamento detalhado sobre como você gasta seu tempo contribui bastante para quem quer manter o foco em resultados. Tenha atenção ao descrever cada atividade e o tempo dedicado a elas. Identifique gargalos que consomem tempo, que não contribuem em nada e elimine-os da sua agenda.
7. Mantenha-se motivado
Quando o objetivo das tarefas não está claro, as chances de desistir são enormes. É fundamental ter anotado e checar todos os dias, os motivos pelos quais se quer alcançar esses resultados. Ou seja, o que eles significariam? Por que eles são tão importantes? Quais benefícios eles trariam?
São muitas as vantagens da disciplina. Modernamente, sob certos aspectos, a sociedade entende a disciplina como cerceamento de liberdades. O fato é que podemos afirmar justamente o inverso. Sem disciplina – tudo fica limitado – não temos tempo, não conseguimos concluir as tarefas e não atingimos os resultados pretendidos – além da frustração de não realização.
Manter o foco e a concentração – em casa ou no escritório – não é tarefa fácil. Exige comprometimento e muita disciplina. No entanto, os resultados ao final da 1ª semana com controle – já aponta o quanto é possível reduzir em tempo e stress aquelas atividades que te aproximam mais dos objetivos (empresariais e pessoais).
O tempo é sempre suficiente – as regras de como usá-lo ou como ajustá-lo está sob o controle das pessoas. Algumas regras dizem respeito a controles sociais – portanto, inventadas para que as atividades coletivas possam ocorrer em uma certa janela de tempo e acomodar o maior número possível de cidadãos, organizadamente.
Mas, a maioria das definições de tempo, como já comentamos em outro artigo sobre o tema, é uma questão de percepção e organização – individual.
Creia, é possível fazer o dobro do que você faz, caso você consiga ter Foco e Disciplina. Quando começamos a analisar as tarefas e onde gastamos o nosso tempo, então o relógio amplia o número de horas.
Uma última dica: Responda os e-mails sempre um dia depois de recebê-los – poucos serão tão urgentes que você realmente precise responder no mesmo dia.
Normalmente, ao deixar para o dia seguinte, muitos deixarão de ser importantes, porque já foram resolvidos, outros, terão a chance de respostas completas pela simples evolução do assunto – no entanto, a grande maioria simplesmente perderá relevância e nunca serão respondidos.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aumentar a sua produtividade tendo mais foco e disciplina? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Sandra Moraes
https:// www.linkedin.com/in/sandra-balbino-moraes
Confira também: O medo constante de errar: Você sabe (de fato) o que está comendo?
Participe da Conversa