Formas de Utilizar a Postura e os Gestos com Assertividade em Suas Apresentações
A comunicação entre as pessoas no âmbito profissional é um dos requisitos fundamentais para o crescimento da carreira. Afirmo que essa habilidade ultrapassa o setor da fala muitas vezes, trazendo à tona, pontos primordiais para que se conclua a apresentação com qualidade atingindo o objetivo de passar a mensagem ao interlocutor.
Diante de muitos anos apresentando palestrantes e mediando painéis de debates em eventos, percebi que as “pessoas que se comunicam de forma muito expressiva através de gestos, cometendo exagero ao gesticular”, mas será que isso pode atrapalhar o resultado da apresentação? Sim e Não! Tudo dependerá de como você definiu a interpretação, na elaboração do roteiro do tema a abordar.
Os apresentadores dependem da reação da plateia para tomar essa iniciativa de gesticular. O que não pode ocorrer em hipótese alguma é a gesticulação ser excessiva e sem conexão com a mensagem passada ao público que está acompanhando a palestra.
O gesticular deve ser pontual e natural, pois diante do movimento podemos expressar o sentido de algo, causando interpretações contraditórias ou assertivas. Tudo dependerá de como foi usado pelo palestrante.
É muito bom saber que “durante um diálogo ou em uma negociação é importante controlar a gesticulação”.
Naturalmente, quando estamos em um ambiente em que temos o domínio do público, digo liberdade, as nossas ações e atitudes mudam sem que tenhamos percepção delas e nos deixam vulneráveis dos nossos próprios vícios. Dessa maneira, podendo causar desconforto com a quantidade de movimentos dos braços, pernas e muitas caretas executados.
O conteúdo é o que todo palestrante precisa oferecer para a sua plateia e o seu público. Pois esse mesmo ouvinte, já o conhece e espera todos movimentos quando iniciar a apresentação, mas “gesticular em excesso não prende a atenção do espectador”. Cada gesto disputa diretamente com as palavras e as ações oferecidas, causando assim conflitos com a mensagem falada.
Todos os apresentadores e palestrantes devem desenvolver uma postura peculiar para passar a confiabilidade para quem o assiste. A postura é um dos requisitos básicos para alcançar o êxito da apresentação, pois é com o envolvimento do jogo do corpo, da fala, do olhar, mas o principal, da audição, é que a palestra será agradável e o resultado final será na multiplicação do conhecimento.
Nos treinamentos que eu ministro, reforço que em todos os setores da comunicação, o apresentador, negociador, orador, palestrante, professor, ou seja, qualquer pessoa, que queira se relacionar, precisa se atentar na fala, no olhar, nos gestos, na postura, mas ser natural e original, pois o que temos são pessoas querendo imitar as outras e, no mundo moderno, podemos mostrar a nossa essência e conquistarmos o público da maneira que somos.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as formas de utilizar a postura e os gestos com assertividade em suas apresentações? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Como usar a Comunicação para a sua Evolução Profissional?
Participe da Conversa