O que é Motivação Altruísta ou Pura
Como ministrante, no início de algumas aulas da Formação de Mentores com visão humanizada, eu faço um exercício de estabelecimento da motivação altruísta ou pura para o bom aproveitamento de cada participante.
A motivação pura é estabelecer em primeiro lugar a obtenção de uma aprendizagem pessoal, que esta possa ser a mais ampla e profunda possível. Em seguida ampliamos a visão para que a aprendizagem seja para termos melhores condições e habilidades para beneficiar as pessoas da nossa família mais próxima: pais, esposa, marido filhos, genros, noras, netos, e que todos estes possam ser beneficiados com esta aprendizagem, e que possam também manter as condições da felicidade.
Sim, mas isso não basta, pedimos em seguida o mesmo para que nossos parentes mais distantes também sejam beneficiados. E assim vamos ampliando o leque para nossos vizinhos, pessoas conhecidas, e também nossos clientes. Em seguida ampliamos para as pessoas que pouco conhecemos e também a quem não conhecemos. Em seguida aspiramos que nossos inimigos também possam ser beneficiados e serem mais felizes a partir de nossas ações novas de forma direta e ou indireta.
Assim, também aspiramos que toda a humanidade possa ser beneficiada, e por fim incluímos os outros seres que convivem conosco como os seres animais e os seres invisíveis ou incorpóreos.
Na realidade pessoas que tem consciência ampliada e aberta, ou que estejam no processo de despertar, já fazem isto de forma natural.
Essa é a motivação pura, que vem da nossa mais profunda intenção de amor ao próximo. Assim, podemos entender que esta é uma prática de generosidade muito genuína, e mesmo que seja apenas mental, é muito poderosa. Por quê?
Uma das razões é que ao pensarmos bondosamente no bem-estar e benefício de outras pessoas e seres, nos afastamos de nosso ego, deixamos de estar centrados apenas em nós mesmos, o que por sua vez abre um acesso interior à nossa Fonte de Vida, que nada mais é do que a nossa Consciência Original, sempre plena e perfeita, e que é permeada de Amor, Compaixão e Felicidade Incondicional, ou em outras palavras, acessamos a Consciência Divina e Eterna que desta forma, sem a barreira do Ego, nos inunda de paz e felicidade profunda.
Vejamos então, podemos ter uma motivação pura ou impura, esta última se dá quando estamos motivados apenas para nosso ego, só para si mesmo. Esta não é uma boa motivação, pois vai gerar muitas vezes o orgulho, ou ativar outros venenos que adquirimos ao longo ao longo da vida, como apegos, raivas, rejeições, invejas, etc.
Muito comum as pessoas se moverem a partir desses venenos, por mero desconhecimento de como isto tudo funciona.
Por exemplo, o veneno do apego é querer manter as coisas boas, e isto inclui ter o veneno da aversão às coisas que não gostamos. Isto gera muito sofrimento porque não estamos numa visão elevada, onde poderíamos atuar numa região mental além do apego e além da aversão.
Todos os venenos mentais podem ser de alguma forma reciclados ou ultrapassados, muitas vezes é aplicando um antídoto ao veneno. É como a mordida de uma cobra venenosa, neste caso é aplicado um antídoto que neutraliza o veneno da cobra.
Por exemplo, se você tem uma raiva o antidoto é o amor e se você tem um apego o antídoto da generosidade. Então você vai aplicando a generosidade, ou o amor e com isso vai surgindo uma nova realidade mais elevada e livre como o respeito os outros, o não julgamento e o bem querer, ou seja, um estado mental de paz e assertividade.
Então a motivação pura nos ajuda a ultrapassar a prisão que os venenos mentais nos causam. Vejamos uma tabela simplificada aqui abaixo:
Venenos Mentais | Antídotos |
Raivas, Ódios | Amor |
Orgulhos ou Apegos ao Ego | Equanimidade, tudo é UM |
Apegos ou Desejos | Generosidade, Bondade |
Invejas | Compaixão |
Ignorância | Sabedoria Transcendental |
Então veja só que maravilha, estamos falando da obtenção de um benefício para nós mesmos, mas vamos além disto, aspiramos que esse benefício seja voltado não só para o bem das pessoas próximas, mas também para os nossos inimigos! E quando conseguimos amar o inimigo, ele deixa de existir, desaparece, se dissolve e assim vemos que não há mais inimigos na nossa mente, na nossa vida.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Motivação Altruísta ou Pura? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Marcos Wunderlich
https://holos.org.br
Confira também: A Sabedoria Transcendental vai te Transformar e te Libertar!
Participe da Conversa