Gestão Humanizada nas Empresas: O que é e quais são os benefícios
O que é Gestão Humanizada?
A gestão humanizada é um método de administração que prioriza valores humanos no planejamento e execução das ações da empresa. Ou seja, a gestão humanizada busca considerar as subjetividades de cada funcionário a fim de criar uma governança que responda às demandas dos colaboradores.
Essas subjetividades incluem o perfil comportamental do funcionário, suas expectativas, ambições e desafios.
O objetivo desse tipo de gestão de pessoas é focar no bem-estar de todos, garantindo uma equipe satisfeita e engajada em suas funções, para estreitar os laços entre o indivíduo e a organização.
O raciocínio é de que quando o ambiente de trabalho é saudável, participativo e todas as opiniões são consideradas, os funcionários se tornam mais produtivos, visto que se sentem mais confortáveis e satisfeitos.
Por isso, em busca do aumento da produtividade e do compromisso com os objetivos organizacionais, esse movimento vem se espalhando principalmente entre as novas empresas.
Os Pilares da Gestão Humanizada
Para funcionar sem comprometer os objetivos conjuntos da organização, a gestão humanizada se baseia em 4 pilares que são fundamentais para o sucesso a longo prazo: observação, comunicação, integração e adaptação. Veja mais detalhes, a seguir:
a) Observação
A observação é o primeiro passo para aplicar a gestão humanizada. É só a partir de uma análise inicial dos seus colaboradores e dos perfis comportamentais deles que você irá conseguir entender os meios para melhorar suas condições de trabalho.
Essa observação pode ser feita por você, gestor, mas também é ideal que seja um trabalho conjunto com o RH da empresa.
b) Comunicação
Depois de pensar em como melhorar o dia a dia dos funcionários a partir do entendimento dos perfis, você precisa ter um sistema de avaliação. Ou seja, é essencial manter canais de comunicação efetivos para que haja feedbacks, tanto da gestão quanto dos colaboradores. Mas isso também significa saber se comunicar. Para que os funcionários falem a respeito dos seus sentimentos, é preciso ter uma abertura para isso.
O canal de comunicação deve ser baseado na escuta ativa e empática para que os funcionários se sintam à vontade.
c) Integração
Esse bem-estar não deve ocorrer apenas entre o líder e os funcionários, é preciso que o ambiente também flua entre os profissionais de mesmo nível hierárquico. As equipes precisam estar integradas, cientes das necessidades de cada um e empáticos, para que possa haver respeito entre si.
d) Adaptação
Depois de colocar em prática os outros três pilares, é inevitável que você perceba que mudanças serão necessárias, tanto na sua liderança quanto no ambiente de trabalho. Então, não adianta passar por todo o trabalho de observar, comunicar e integrar, se você não estiver preparado para fazer essas mudanças, adaptando processos e métodos da sua organização.
Benefícios da Gestão Humanizada
Como mencionei anteriormente, a gestão humanizada parte do princípio de que quando o funcionário está satisfeito a produtividade da empresa aumenta. Isso pode ser percebido em diversos momentos e transforma o clima organizacional.
1. Equipe mais engajada
O engajamento com os objetivos da empresa vem, muitas vezes, do sentimento de pertencimento que um funcionário tem com a organização. Quando os colaboradores não se relacionam com os objetivos gerais, eles não se comprometem tanto com eles.
Ter participação em momentos de decisão, ter oportunidades geradas pela gestão e construir um laço de confiança com o líder, faz com que a equipe se sinta mais engajada na busca pelas metas estabelecidas.
Isso tudo, no entanto, só é possível quando o funcionário é reconhecido e respeitado dentro de suas particularidades. É preciso estabelecer uma comunicação clara e integrada, na qual todas as partes se sintam envolvidas.
2. Melhora a atração de talentos
Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa onde sente que seus objetivos estão sendo alcançados e seu trabalho está sendo valorizado? Todos buscam boas relações, oferta de benefícios e programas para manutenção e estruturação de um plano de carreira. Em outras palavras, a gestão humanizada é também uma boa publicidade para o seu negócio.
3. Menos turnover
A rotatividade na empresa, também chamada de turnover, é a taxa de frequência de admissões e demissões. Além do custo financeiro, uma alta rotatividade atrapalha a continuidade do trabalho, afetando a produtividade e a comunicação entre a equipe. Ter funcionários satisfeitos com suas funções diminui consideravelmente as chances de eles deixarem a organização para procurar uma recolocação no mercado. Além disso, com uma boa observação e análise de perfil por parte do RH, as suas contratações serão mais certeiras. Contratos mais longos fortalecem a equipe!
Como aplicar a Gestão Humanizada nas empresas
Há muitas formas de aplicar a gestão humanizada nas empresas. Se você leu o tópico sobre os pilares da gestão, certamente já tem ideia de por onde começar. Mas além daqueles você pode utilizar algumas dicas práticas durante a implementação. Você pode começar implementando, por exemplo, uma política de incentivos e benefícios, para garantir que os funcionários não se sintam menosprezados e recebam o valor compatível à função que exercem.
Outra forma de manter um funcionário satisfeito é fazendo uma divisão justa das demandas. Funcionários sobrecarregados tendem a ter quedas de rendimento. Além disso, para o funcionário, descobrir que o colega não é tão exigido é sempre um motivo de desconforto e conflitos.
Por fim, é preciso estabelecer uma cultura de feedbacks. Lembra o que falei sobre comunicação? É importante também não levar toda crítica para o lado pessoal, entenda como uma oportunidade de crescimento.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Gestão Humanizada nas empresas, seus pilares, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/
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