BPs de RH: Como construir uma carreira significativa e com propósito com a ajuda do RH?
Em muitas empresas o discurso do RH relacionado à construção de uma carreira significativa e com propósito pode se transformar em um discurso corporativo e que realmente não seja evidenciado na realidade, pois as verdadeiras condições não se viabilizam de fato. E embora todos tenhamos aspectos a desenvolver e a melhorar, as oportunidades precisam ser “tangibilizadas”, ou seja, precisam acontecer concretamente através de formas viáveis para isto.
E, como o RH pode contribuir para que seus BPs tenham esta oportunidade de alcançar patamares de competências maiores e mais úteis ao ambiente organizacional, testando o que pode ser aproveitado e o que poderá ser aprimorado?
A ação mais direta e contributiva do RH será exercer o “papel de Facilitador” dentro das necessidades e anseios de cada BP, seja no reconhecimento de suas potencialidades, tornando-as impulsionadoras de seus propósitos, assim como, através da experimentação de seus conhecimentos e habilidades em um ambiente de acolhimento e trocas de experiências.
Este apoio eficaz aos BPs também dependerá que seus Heads de RH estejam qualificados para abrir caminhos para outras “fronteiras” dentro deste ambiente que necessita olhar para o futuro, abrindo frentes no momento presente.
Sentir-se incluído, considerado e reconhecido trará a estes BPs uma sensação de realização que poderá ser replicada em suas ações e trará mais engajamento duradouro, vinculado ao que são seus propósitos aos que a empresa também presa e honra. Em suma, pode-se afirmar que a empresa que concentra suas ações no aprimoramento e no desenvolvimento de seus Times internos amplia a chance destes também repassarem seus conhecimentos e se tornarem uma referência na ampliação destes conhecimentos e das boas práticas neste ciclo virtuoso de crescimento.
Ao abrir novas portas dentro de suas carreiras, estes BPs estarão viabilizando sua auto realização, novas paixões por aquilo que é realizado, e “contagiando” positivamente todos os outros os quais se relacionam.
Este movimento cíclico interno pode ser também aproveitado pelos Times de especialistas internos do Subsistema de Treinamento & Desenvolvimento que podem replicar esta forma positiva de acelerar conhecimentos e aprendizagem no que é relevante, incentivando a continuidade deste padrão, onde tudo que é aprendido esteja inserido em contextos da vida com propósitos reais e percebidos como úteis.
Vemos isto, explicitado no “modelo 70-20-10”, onde só 10% do conhecimento vem do aprendizado formal. Sendo que, a maior parte, os 70%, é vivenciada através da prática no cotidiano e na resolução de problemas e os 20% restantes, possam ser compartilhados com seus pares internos, buscando nestas referências internas, situações similares que possam ampliar experiências e chegar a melhores soluções, aprendendo com erros e acertos e se adaptando mais rapidamente.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como construir uma carreira significativa e com propósito com o apoio do RH? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Fátima Farias
https://www.linkedin.com/in/fatima-farias-b1a71214
Confira também: Prioridades de RH e de seus BPs no que é relevante dentro de um ambiente complexo e mutante
Participe da Conversa