A Qualidade das Relações Humanas e o Sucesso nas Organizações
Como já abordei em outros artigos, percebo que manter-se competitivo num ambiente altamente volátil, complexo e repleto de incertezas é desafiador. Vencer esse desafio tem a ver com crescer e evoluir de forma sustentável, ou seja, ressignificando resultados, processos, estruturas e considerando seus impactos no ambiente e nas pessoas.
Neste contexto, valorizar as pessoas é estratégico e seus talentos são potencializados em ambientes de desenvolvimento, colaborativos, com integração, repletos de confiança e transparência. Ou seja, a qualidade das relações humanas é fator determinante para sucesso nas organizações.
Relacionamentos são desafiadores, sobretudo entre pessoas com crenças rígidas, pouca flexibilidade e baixa capacidade de compreensão da diversidade.
Nosso mapa mental, ou modelo de mundo, é construído e reforçado ao longo da vida pelas conquistas, decepções, traumas, aprendizados, crenças. É uma experiência absolutamente individual e determinante para os comportamentos que executamos o tempo todo. Por isso a importância da compreensão de si, ou como está na moda, do autoconhecimento.
Entender suas próprias dinâmicas, fazer uma imersão em seus processos mentais e emocionais, é essencial para enxergar suas próprias ações e a repercussão delas nos ambientes que se convive. Além disso, olhar para si e reconhecer seus processos como únicos e individuais contribui para acolher os mapas mentais dos outros, igualmente únicos e individuais.
É desgastante dispensar energia e tempo para impor nosso mapa como certo. Operar nesse padrão limita a percepção, elimina oportunidades e gera sentimentos negativos e contraproducentes. O caminho para construir relações humanas harmônicas e produtivas é acolher e legitimar que cada pessoa é única em sua forma de pensar, sentir e agir. Não se trata de concordar ou não, mas sim de construir pontes por meio das relações humanas para alcançar objetivos em comum pensando de forma mais ampla sobre o que se quer.
Problemas de relacionamento tem custado caro às organizações – baixa produtividade, pouca criatividade, absenteísmo, rotatividade. A viabilização de ambientes mais saudáveis está diretamente ligada à qualidade das relações humanas, determinada pela confiança e disposição para colaborar. A liderança exerce papel fundamental como indutor dessas relações humanas e como exemplo.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a qualidade das relações humanas e sua relação com o sucesso das organizações? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Fábio Castilho
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