fbpx

Os Quatro Compromissos para Conseguir sua Liberdade Pessoal

Você pode sim assumir pra si os quatro compromissos para conseguir dar mais um passo para sua liberdade pessoal e emocional, através de uma transformação pela comunicação.

Os 4 Compromissos para Conseguir sua Liberdade Pessoal

Os Quatro Compromissos para Conseguir sua Liberdade Pessoal

Você pode sim assumir pra si os quatro compromissos para conseguir dar mais um passo para sua liberdade pessoal e emocional, através de uma transformação pela comunicação.

Essa é a proposta de Don Miguel Ruiz, autor do livro “Os quatro compromissos para conquistar a alegria de viver”.

1º compromisso: Seja impecável com sua palavra

Por que ser impecável com sua palavra? Porque é por meio dela que você manifesta tudo. O que você sonha, sente e realmente é, são manifestados pela palavra.

Ela é tão poderosa que uma única palavra pode mudar ou destruir as vidas de milhões de pessoas.

Ser impecável com sua palavra significa não usa-la contra você mesmo. Quando você fica zangado e, com sua palavra, envia todo o veneno emocional para alguém, está usando sua palavra contra você mesmo.

Portanto, seja positivo e tenha suas emoções no controle de sua razão. Tenha certeza, que a sua palavra será extremamente generosa com você mesmo. Assuma esse primeiro compromisso para conseguir sua liberdade pessoal

2º compromisso: Não leve nada para o lado pessoal

O que quer que aconteça com você, não leve nada para o lado pessoal. Sabe por quê?

Porque quem leva tudo para o lado pessoal, é porque concorda com o que foi dito, e quando você se ofende é porque o que o outro falou tocou em um ponto vulnerável, que você mesmo acredita ser seu ponto fraco. Se for assim, assuma que é um ponto fraco e vá resolvê-lo ao invés de ficar se defendendo.

Aqui sugiro um princípio de negociação ganha-ganha, ou seja, “separe a pessoa do problema”. Foque sua atenção no problema e não tome como ataque pessoal.

3º compromisso: Não tire conclusões

Não suba a escada da inferência e nem crie suposições. Cuide para não criar distorções cognitivas e se tornar uma pessoa inflexível e rígida mentalmente. Antes de agir baseado em suposições, teste suas inferências, baseando-se em fatos obtidos da realidade objetiva.

4º compromisso: Dê sempre o melhor de si

Dizem que só damos aquilo que temos. Se eu tenho somente pensamentos ruins, então minhas ações serão ruins. Assim, para dar o seu melhor, é interessante você estar bem.

Uma forma de estar bem é sendo protagonista de sua vida, desenvolvendo bons pensamentos, o perdão e a gratidão.

Um bom começo é começar a olhar no outro o que ele tem de melhor e não o que tem de pior.

Se você quer realmente assumir esses 4 compromissos, então comece já a se livrar daquelas crenças limitantes que lhe roubam a alegria de viver e criam sofrimentos emocionais desnecessários.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os 4 compromissos para conseguir sua liberdade pessoal? Ou discutir sobre o livro os quatro compromissos para conquistar a alegria de viver? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Vera Martins
https://vera-martins.com/

Confira também: 3 Dicas para Defender um Valor com Equilíbrio Emocional

 

Vera Martins Author
Vera Martins é autora dos livros: “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”. Trabalhou por 21 anos como Executiva em Recursos Humanos e há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano. É educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas. Possui mestrado em Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.Atua como coach, palestrante, facilitadora de seminários e professora de universidades, tais como: Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em cursos de pós-graduação.Através de intensos estudos e publicação dos seus livros tornou-se precursora da competência Assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. Por isso, vem atuando fortemente nos diversos níveis profissionais nas empresas, em competências que envolvam a comunicação relacional, tais como: Estratégias de Negociação, Gestão de Conflitos, Comunicação e Influência, Liderança Assertiva, Inteligência Emocional, Coaching, Gestão de Pessoas, Formação de times e competências correlatas. É fundadora da Assertiva Educação e Cultura.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa