Você está preparado para atender às novas exigências corporativas do mercado de trabalho?
As empresas estão contratando e as vagas em aberto dependem muito de algumas habilidades que os profissionais precisam para oficializar a efetivação nas companhias ou fortalecerem o próprio negócio, como empreendedores.
Nos dias atuais as empresas se preocupam no comportamento e no relacionamento, deixando de lado, muitas vezes, o histórico profissional, garantindo que o time possua sinergia e trabalhe com um padrão, mas com humanização.
O que percebo em mentorias em grupos ou individuais, é que a procura pelo aprimoramento nos soft skills aumentou. Isso faz com que os profissionais entendam que para entrar, se manter ou trocar de emprego, necessitam urgentemente das aptidões deixadas de lado no início da carreira. E que atualmente são primordiais para a decisão do contratante.
Quando se fala de soft skills, temos que reforçar uma das habilidades que se conecta com todas as competências exigidas, que é a comunicação assertiva.
A comunicação é ampla quando nos focamos apenas no contexto em si da palavra. Mas é a base para que o profissional compreenda e encontre as respostas necessárias para driblar a desconfiança interna da falta de uma habilidade específica.
Afirmo a você, leitor, que a comunicação se inicia com uma boa leitura e agradeço por estar aqui, aprimorando o seu conhecimento com este conteúdo. Agora, pare alguns segundos e reflita – Quanto deste texto você consegue se lembrar sem lê-lo novamente?
Eu digo, que a concentração é uma das características da comunicação e que a sua entrega para todas as ações que você executar, garantirá o desenvolvimento contínuo do raciocínio, pois conforme recebemos informações, armazenamos e, quando necessário, utilizamos para nos expressarmos, fortalecendo o entendimento de diversos temas, conquistando o respeito e a credibilidade do interlocutor.
A confiança do ouvinte ou do receptor da mensagem, só é possível se o orador, comunicador, formador de opinião, assumir a responsabilidade. E queira pertencer àquele ambiente e com satisfação conseguirá encontrar a mensagem ideal para o público em geral.
Como eu disse, a comunicação é ampla, mas o profissional precisa começar pelo básico e ter iniciativa. Isso porque sem esse quesito, não terá êxito no objetivo de se aprimorar em todas as qualificações exigidas pelas empresas.
E aqui deixo uma pergunta – Você está disposto para essas mudanças?
A resposta é COMUNIQUE-SE!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como se preparar para atender às novas exigências corporativas do mercado de trabalho? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Como Usar a Oratória em todos os lugares que convivemos!
Participe da Conversa