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4 Erros que os RHs fazem na Construção da Cultura Organizacional

Peter Drucker já dizia que a cultura come a estratégia no café da manhã. Muitas vezes direcionamos os erros aos líderes, mas a cultura organizacional precisa ser incorporada pelos times de RH e Gente das empresas.

4 Erros que os RHs fazem na Construção da Cultura Organizacional

4 Erros que os RHs fazem na Construção da Cultura Organizacional

Peter Drucker já dizia que a cultura come a estratégia no café da manhã. Quando lemos essa frase muitas vezes direcionamos aos líderes das empresas, mas ela precisa ser incorporada dentro dos times de RH e Gente das empresas.

Cuidamos de quem cuida, mas muitas vezes nos esquecemos que precisamos também ter visão de negócio, estratégica e estourar a bolha. Somos engolidos pelo piloto automático e não inovamos.

A reflexão aqui é trocarmos sobre o quanto temos de melhorias e podemos aprender com boas práticas. Então quero compartilhar 4 erros que os RHs fazem na construção da cultura organizacional. Erros inclusive que já cometi.

1. Ficar na bolha do RH e não conhecer do negócio

Muitas vezes precisamos organizar a casa, desenhar processos e para tal, nos fechamos na nossa área. Isso não corre apenas no RH, mas até lançamos os programas e ações de cultura achando que estamos alinhados ao negócio, mas no fundo pode cair engajamento, ou adesão.

O RH precisa conhecer do negócio. Não adianta apenas as áreas de BP / consultorias internas puxarem reuniões, todas as áreas precisam ter este olhar. Poder conhecer o direcional da empresa, os indicadores do negócio vão facilitar e potencializar projetos mais assertivos. Participe de reuniões mensais. Não apenas com líderes, mas com os times. Você coleta muitas informações. Além disso, olhe para o mercado e troque com outras redes. Fortaleça seu ecossistema e volte com ações que fazem sentido para sua empresa.

2. Cultura como sinônimo de eventos

Muitas vezes o RH erra ao achar que engajamento é apenas eventos. As ações de cultura precisam permear os rituais do negócio no dia a dia. Não apenas nos momentos que a meta está batida, mas quando a empresa precisa de mudanças. Cultura forte não é apenas desenhar propósito, mas todas as áreas precisam refletir isso. Na contratação através dos valores, nos rituais de gestão e principalmente na criação de ações em que os colaboradores são embaixadores de cultura. Pense nisso.

3. Ações pontuais sem continuidade

A cultura precisa ser dita, sentida em diversos aspectos: no atendimento dos clientes, na jornada de retenção, no desenvolvimento dos projetos, em todas as frentes. Fala apenas no onboarding ou nas reuniões mensais de time não geram cultura forte. Uma sacada é em toda comunicação interna ou ações do negócio, associar a um valor. Toda empresa tem seus ritos, frases, expressões próprias. Então utilize sempre para direcionar o alinhamento.

4. Achar que apenas o RH que é responsável pela cultura da empresa

Todos na organização são responsáveis por construir cultura organizacional forte, inclusive em diferentes pipelines de liderança. Fortaleça a sua voz através de grupos de discussão. Abra o canal para ideias e chame os times para colaborar. Muitas ações podem ser exemplos entre áreas. Esta jornada não precisa ser solitária. Um time que constrói junto vira o jogo.

Não deixe que esta grande missão da cultura seja engolida pelo dia a dia. Faça a diferença.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como evitar os 4 erros que os RHs fazem na construção da cultura organizacional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Confira também: Cultura Organizacional: Como Criar uma Cultura Forte para Alavancar Negócios?

 

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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