To do List: Como organizar seu dia de forma eficiente (e dar conta de tudo!)
Final de ano e sempre parece que não há horas suficientes no dia para que consigamos fazer tudo que precisamos e desejamos. Além do trabalho e responsabilidades cotidianas, aumentam as festas, os encontros para confraternizações e ainda achar tempo e dinheiro para as compras de Natal e amigos ocultos.
O que acontece é que o tempo sempre será o mesmo. As mesmas 24 horas por dia, 7 dias semana, 365 dias no ano. O que podemos fazer então é administrar melhor o nosso tempo. Por isso, sugiro começar já a fazer uma lista do que fazer o quanto antes.
Lembre-se que a ferramenta é você quem escolhe: pode usar uma agenda de papel ou eletrônica, no seu computador ou celular. A vantagem do celular é que você o carrega para todo lugar e ainda pode usar o alarme para lhe lembrar da atividade ou compromisso. A outra vantagem do calendário digital é que você pode sincronizar/compartilhar com outra(s) pessoa(s).
TO DO LIST – Lista do que fazer
1) Lista de coisas que quer ou deve fazer na semana – faça a lista no domingo, distribuindo por dia da semana;
2) A cada dia, logo cedo ao acordar, verifique as atividades que estão discriminadas na sua lista de coisas a fazer e comece pelo que é mais importante;
DICA I: pergunte a você qual o idem da sua lista não pode ser deixado para fazer amanhã e se você não fizer hoje irá lhe causar algum tipo de problema. Comece por ele.
DICA II: separe seu dia por blocos. Por exemplo, tudo que você faz da hora que acordar até começar sua primeira atividade de trabalho ou estudo. O outro bloco, do horário que começa a trabalhar ou estudar pela manhã ate o almoço. Um outro bloco, com as atividades que realizará na parte da tarde até o final do seu expediente de trabalho ou antes do jantar. Finalmente, as atividades a serem realizadas na parte da noite até ir para a cama.
3) À medida que fizer a atividade, faça um traço ou escreva FEITO/REALIZADO;
4) No final do dia, antes de ir dormir, verifique a sua lista. Se tiver algum item que não conseguiu realizar, coloque-o na lista do dia seguinte;
5) Se no final do dia, não tiver conseguido fazer TUDO que estava na sua lista, não se sinta culpado(a).
DICA: você pode avaliar se está superestimando o seu tempo e programando atividades demais ou se pode fazer uma gestão melhor do seu tempo.
Gostou do artigo? Quer saber mais como fazer a gestão do tempo e administrar melhor o seu dia? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Cris Ferreira
https://soucrisferreira.com.br/
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