Dimensionamento: O que é e como aplicar este potencial em sua vida? (parte I)
Aprenda neste artigo como trazer o conhecimento e as formas de ativação do seu Potencial Dimensionador para elevar o seu desempenho e o grau de satisfação com a Vida.
No mundo da tecnologia, como na elaboração de projetos por exemplo, a palavra “dimensionamento” tem um sentido de determinar ou especificar medidas – largura, comprimento, altura, diâmetros e suas respectivas tolerâncias. Significa estudar, calcular e especificar características físicas de algo a ser construído ou fabricado, formas de execução, materiais a serem utilizados, tolerâncias permitidas e assim por diante.
Em função de minha graduação inicial na área tecnológica, passei a utilizar esta palavra Dimensionamento para significar o nosso preparo mais consistente – pessoal e/ou profissional – antes de iniciarmos uma determinada ação. Há uma visível diferença qualitativa na condução entre as pessoas que conscientemente se dimensionam e aquelas que não usam este potencial.
Em outras palavras, precisamos saber que para atingirmos uma meta ou obtermos um determinado resultado, dependerá em grande parte de como nos dimensionamos – (como vemos, sentimos e preparamos) para conduzirmos as ações correspondentes ao que queremos atingir.
O Dimensionamento pode ser definido como um conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidade de ação que se interligam e interdependem entre si. Estes componentes criam o campo do Dimensionamento, o que representa a emergência de um potencial extra de energia que ficará disponível para utilização no processo ou ciclo a ser considerado. Proporciona um diferencial qualitativo a partir de bases mais firmes nas nossas ações, ou seja, podemos viver e atuar no mundo de forma mais potencializada e capacitada.
Dimensionamento significa fazer vir à tona, trazer à luz, ativar e disponibilizar um potencial interior que será uma base mais sólida durante o ciclo a ser vivido. Trata da forma, condições e disponibilidade energética para um determinado processo, as quais determinarão o andamento e o grau de sucesso que se poderá alcançar. Todo resultado dependerá dessas condições iniciais.
Exemplos: Podemos nos (re)dimensionar intencionalmente para termos uma nova forma de agirmos em família ou com o cônjuge, ou então sermos profissionais com maior performance e resultados.
Quando utilizar o Dimensionamento?
Normalmente no início de um ciclo. Precisamos ter o entendimento que tudo que nós vivemos acontece em ciclos, que vivemos diferentes ciclos simultaneamente e que cada um tem seu início e final. Todos têm um desencadeamento natural regido pela lei da expansão e recolhimento.
A fase inicial de entrada inicia com movimento de expansão e de ajustes, depois há um engrenamento natural para um funcionamento com desfrute e atendimento, mas, depois de certo tempo inicia a fase de recolhimento ou desgaste, caminhando para o final ao final do ciclo. Há ciclos longos e outros bem curtos, e em cada ciclo podemos estar em diferentes momentos. Por exemplo, uns começando, outros na função e outros já em fase de fechamento e reformulação. Mas o importante é entender que o Dimensionamento acontece geralmente no início de um ciclo, embora seja possível redimensionar-se em qualquer momento do ciclo.
Veja na representação gráfica de um ciclo onde normalmente acontece o Dimensionamento:
Nos momentos iniciais de um ciclo utilizamos todas as nossas experiências e conhecimentos acumulados nos ciclos anteriores, o que denominamos de Matriz.
O Dimensionamento tem dois aspectos básicos:
Primeiro – verificar na Matriz se há um Dimensionamento eficaz para termos uma boa condução no ciclo que estamos iniciando. Veja adiante os fatores básicos.
Segundo – Se não houver um Dimensionamento adequado, suprir-se de mais elementos ou aspectos faltantes.
É preciso observar aqui que a noção de matriz e de Dimensionamento é pouco conhecida. Nestes casos iniciamos os ciclos de forma inconsciente, sem sabermos do nosso preparo e qual o grau de satisfação ou realização que poderemos alcançar.
Quando utilizamos este poder do Dimensionamento nossa atuação no mundo é mais clara e conduzida, favorecendo a gestão, nosso bem-estar e a obtenção de resultados.
No final de um ciclo podemos de forma consciente incorporar a experiência vivida e a aprendizagem correspondente. Isto potencializa a matriz inicial o que poderá permitir o Dimensionamento mais elevado para o ciclo seguinte. Assim funciona o processo evolutivo humano que depende do acúmulo consciente de experiências e aprendizagens nos diferentes ciclos.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aplicar o Potencial de Dimensionamento? Então, aguarde a parte II deste artigo na próxima edição.
Marcos Wunderlich
https://holos.org.br
Confira também:
Ampliação de Mentalidade: O Mundo NÃO É como você o vê! (parte I)
Ampliação de Mentalidade: O Mundo NÃO É como você o vê! (parte II)
Participe da Conversa