Rede de Apoio: Quem compõe a Sua? E por que isso é importante?
A existência de uma rede de apoio é fundamental e imprescindível no que tange à continuidade do desenvolvimento profissional e pessoal. Cabe a você enfrentar, de forma diferente, os problemas que possam surgir para que eles se tornem mais leves e superáveis.
A maternidade, por exemplo, pode chegar logo após o ingresso no mercado de trabalho, ou até mesmo no meio de uma graduação. Nesse momento um turbilhão de sentimentos nasce e junto deles as indagações como: O que fazer agora? Terei forças para continuar? Devo pausar a minha carreira e estudos?
Serão momentos de angústias e desafios, mas cabe a você transformá-los em superações. O maior entrave estará ligado às suas emoções, mas lembre-se, você precisa de uma rede de apoio eficiente e confiável para que caminhe com você em qualquer circunstância, viabilizando o caminho para alcançar os seus objetivos.
Essa rede de apoio é importante para a confiança e a segurança. E garantirá saúde, energia e força, para que você equilibre os papéis necessários e permaneça firme em direção ao sucesso e realização.
Tenha muito cuidado com os pensamentos e interpretações de fatos. Eles determinam atitudes e comportamentos e jamais desvie um só minuto do que programou para a sua vida.
A rede de apoio deve ser composta brilhantemente. Lembre-se que ela estará com você todo o tempo. Também é importante que você nunca confunda com uma ajuda – algo momentâneo, pontual e espontâneo. Já a rede de apoio deve ser robusta, contínua e estruturada, pois compartilha do mesmo desejo, do crescimento contínuo, da força e da coragem para prosseguir. Lembra do ditado “me diga com quem andas que te direi quem és”?
Podemos definir que a rede de apoio é um conjunto de pessoas que oferece suporte e auxílio, que compactua dos mesmos ideais, que busca solução amenizando quaisquer ameaças, que faz com que o seu dia a dia seja muito mais leve, seus pensamentos claros para a melhor tomada de decisão.
A sua rede de apoio deve ser construída não só por familiares, mas também por amigos, colegas de trabalho, colegas de faculdade e muitos outros, tudo isto para que cada um contribua com o que tem de melhor.
Ela deve ser viva, dinâmica e em constante movimento, pois as relações são mutáveis, avaliação contínua irá fazer com que permaneça ao seu lado quem sempre compartilha das mesmas ideias, mesmos desejos e se não se alinha, mude imediatamente. Procure por pessoas que conjuntamente alimentam a sua paixão e vontade de vencer, que apoiem acreditando sempre no seu potencial e em suas habilidades e capacidades.
A afinidade deve estar sempre alinhada ao seu comportamento, valores e desejos, identifique o momento em que você se encontra, permita que novos componentes façam parte da sua história e que possam estabelecer laços fortes e firmes. Conecte-se com mulheres ou pessoas que estão no mesmo momento que você ou já passaram por isso, troque informações e construa soluções.
E o pilar principal para que a base se sustente, permita que as pessoas a ajudem, demonstre que necessita de apoio e que o compartilhamento é comum e recíproco.
E finalmente, saiba agradecer, compartilhar e ajudar, pois as pessoas que compõem a sua rede de apoio também possuem suas próprias necessidades e demandas e, nem sempre, estarão disponíveis somente para você. Quando estiver perdida sem saber que caminho seguir, apenas vá sem olhar para trás.
“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro.”
Gostou do artigo? Quer saber mais como criar sua rede de apoio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/
Confira também: Quer vencer na vida? Desbrave o mar para encontrar a nova terra!
Participe da Conversa