A Importância dos Rituais para os Resultados da Equipe
O que torna um time campeão?
Times campeões possuem habilidades em comum: metas claras, propósito forte, se unem com determinação, possuem conversas difíceis para ajustes rápidos de rotas, utilizam os talentos para trabalharem juntos com ganha-ganha.
Mas tem dois pontos fundamentais para times de alta performance que não são explorados: os rituais e celebração de pequenas conquistas.
Resultados são a consequência de um time conectado, com consciência do seu papel e responsabilidade para o todo.
Mas um líder formador de grandes times possui rituais que fazem a diferença no engajamento.
Os rituais não são apenas reuniões. Mas possuem objetivos bem assertivos e são acima de tudo dinâmicos.
Mais do que ajustes de caminho, os rituais precisam reforçar propósito, pertencimento, o alinhamento da direção e tom de voz.
Falar destes temas parece fácil quando tudo vai bem, mas como virar o jogo quando existe desmotivação?
Uma liderança de alta performance é aquela que equilibra gestão com liderança. A gestão tem a ver com indicadores, estratégia, conversas difíceis e resultados. A liderança com desenvolvimento, aprendizado, humanização e engajamento de cultura.
Rituais de liderança e gestão podem ter diversos formatos: aqueles 10 minutos finais de uma reunião de início de semana, uma pauta apenas para falar de cultura, dinâmicas e práticas onde movimentem as pessoas e principalmente gerem protagonismo e voz para o time.
O segundo ponto de um time campeão é comemorar pequenas conquistas.
Parece tão óbvio, mas muitos gestores esperam apenas o grande alvo, a meta 100% para avaliar se vai comemorar ou dizer que atingiu o que era esperado. Mas um resultado é a construção de pequenas conquistas diárias.
Reforçar o caminho certo, apoia o time na segurança da jornada. Você pode fazer isso de forma fluida, onde o próprio time faça estas comemorações de forma orgânica.
Já notou que nos times de vôlei, a cada ponto que marcam ou perdem, eles se cumprimentam? É o senso de time entrando em jogo.
A cada ponto eles reforçam boas práticas, possuem conversas difíceis, ajustam a rota, mas acima de tudo, relembram o motivo de estarem juntos naquele propósito.
O quanto no seu dia a dia de gestão, você relembra a importância das pessoas? O quanto alinhamos as metas com os sonhos pessoais e profissionais?
Cada pessoa tem expectativas e poder conectar o dia a dia com este sonho e mais do que isso, com o do time, gera colaboração e identidade.
O time ganha força com rituais e celebração de pequenas conquistas.
Experimente com apenas 10 minutos e veja os efeitos extremamente positivos para seus resultados.
Não espere só marcar o gol, comemore o porquê de vestirem aquela camisa.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os rituais da liderança que fazem toda a diferença no engajamento e resultados de sua equipe? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
Confira também: Tom de Voz: Impacto na Cultura, Resultados e Negócio
Participe da Conversa