fbpx

Futurabilidade: Suas Competências estão Alinhadas com ela?

As suas competências profissionais estão alinhadas ao contexto da Futurabilidade? Talvez o termo pareça muito longe da sua realidade. Então, vamos entender de outra forma.

Futurabilidade: Suas Competências estão Alinhadas com ela?

Futurabilidade: Suas Competências estão Alinhadas com ela?

As suas competências profissionais estão alinhadas ao contexto da futurabilidade? Talvez o termo futurabilidade pareça muito longe da sua realidade. Então, vamos entender de outra forma.

Como as pessoas vão se relacionar umas com as outras, com as questões sobre o meio ambiente, a sociedade, a educação, o mercado de trabalho, as novas tecnologias exigidas em um cenário de mudanças cada vez mais aceleradas?

Essas questões estão intimamente relacionadas com a futurabilidade, que caracteriza o cenário ou a capacidade de viver na velocidade do presente, com visão para o futuro, sem perder a consciência do outro e do todo – e exerce um novo padrão de competências profissionais, pessoais, na carreira e nos negócios.

A dinâmica do conhecimento humano, das relações e dos negócios mudou. O futuro está cada vez mais encostado ao presente. Já não existe espaço para remontar o passado. Quem ainda não tem competência profissional e habilidade para vislumbrar e agir estrategicamente nos diversos cenários do mundo corporativo, deve ficar atento. O caminho vem se estreitando, mas ao romper as barreiras novos e promissores cenários vêm surgindo.

Como estudiosa comportamental, observei pelo menos quatro questões que nos conduzirão ao equilíbrio e à paz que cada pessoa deve exercitar no presente em direção do futuro e, certamente, o deixará mais bem preparado para compreender e sobreviver às mudanças positivamente:

1. Sentido de vida:

Quando temos claro o porquê da nossa existência, o nosso propósito, mesmo diante de uma circunstância difícil, temos mais competência e chances de entender cada oportunidade como aprendizado e definir novos rumos quando necessário.

2. Autoconfiança:

Uma criança desenvolve a autoconfiança a partir da confiança que os pais transmitem. Na fase adulta, à medida que vamos nos permitindo desbravar novos caminhos, desenvolvimento novas competências, percebemos que somos capazes e nos fortalecemos. Busque aí na sua memória quantos desafios você já viveu até aqui e conseguiu superar.

3. Autoconhecimento:

Grandes pensadores já têm mostrado que a cada dia o exercício do sentir, fazer e pensar (e não o inverso) deve seguir essa sequência. Quanto mais você olhar para dentro de si e respeitar aquela direção quase secreta no seu íntimo, mais saberá sobre você mesmo e fará escolhas cada vez mais assertivas. Pratique a quietude e a auto-observação.

4. Amar:

Isso significa respeitar o outro como legítimo outro e nos respeitar também. É a partir de nós mesmos, quando nos respeitamos como pessoa única, que conseguimos amar o outro. O amor descortina um aprendizado que se exercita e aprende. Ele não está no racional, flui dentro da gente.

Há quem diga que esses pilares são abstratos demais para serem encarados como alicerce da futurabilidade. Se é este o seu caso, faço um desafio: imagine um mundo conduzido por robôs e tecnologia de ponta, centrado na era de uma nova revolução de conhecimentos. Onde você se encaixaria se não tivesse esses itens para abrir um novo entendimento de vida? Fica aqui uma provocação.

Até a próxima!

Leila Navarro
Palestrante Internacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Standuper | Escritora | Mentora | Conferencista

https://www.leilanavarro.com.br/

Confira também: Depois de VUCA e BANI, chegou a ERA do Mundo CANIVABU!

 

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa