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Confiança é a base de tudo!

A base para um processo de influência positiva e para uma gestão eficaz é a conquista da CONFIANÇA, que se resume em confiar e ser confiável. Por que esse processo é tão difícil? Mas afinal, o que é CONFIANÇA? 

Confiança é a base de tudo! Você confia? Você é confiável? Confira.

Confiança é a base de tudo!
Você confia? Você é confiável? Confira. 

“A melhor maneira de sabermos se podemos confiar em alguém é confiando nela.” (Ernest Hemingway) 

Vamos falar de CONFIANÇA? Por quê?

Porque ao se falar em interação humana no trabalho estamos falando que a base para um processo de influência positiva e para uma gestão eficaz é a conquista da CONFIANÇA, que se resume em confiar e ser confiável.

Mas por que esse processo da confiança é difícil? 

Porque a raça humana tem sua origem na escassez e luta pela sobrevivência, onde confiar é correr riscos.

A crise global de confiança é muitas vezes notícias das primeiras páginas da mídia.

Nossa confiança em instituições sociais e em pessoas parecem colapsar:

  • Não acreditamos na ética dos nossos líderes governamentais ou CEOS de empresas;
  • Ficamos reticentes com pessoas que têm um aspecto diferente, que se alimentam diferente ou que usam roupas diferentes das nossas;
  • Não acreditamos que os colegas de trabalho sejam tão honestos ao ponto de não roubarem nossas ideias, nossa propriedade intelectual;
  • Não acreditamos em nada, e mostramos essa desconfiança em contratos e processos jurídicos.

Tornamo-nos uma raça mais evoluída, um cérebro mais inteligente e desenvolvido, mas o medo no convívio social permanece, reforçado por mensagens que ouvimos desde criança, do tipo “Não confie em estranhos”; “Olho por olho, dente por dente”;   “As pessoas não são confiáveis, assim não mostre suas fraquezas”, assim por diante, essas crenças inseridas em nossa memória emocional se tornam parte dos nossos guias por toda a vida.

O nosso cérebro foi preparado para nos defender, tanto que, todas as vezes que nos sentimos ameaçados, nosso sistema límbico estimula nosso sistema hormonal a produzir os hormônios do stress para colocar todo nosso corpo em sistema de alerta para que ele possa nos proteger de qualquer perigo. Isso inclui o medo de confiar.

Por isso, os profissionais adotam, na maior parte do tempo, comportamentos defensivos, ao perceberem suas necessidades humanas ameaçadas e não atendidas.

Mas afinal, o que é CONFIANÇA? 

Rachel Botsman, especialista em confiança, autora do livro Who Do You Trust? define confiança como uma relação segura com o desconhecido.

Segundo os dicionários, confiança é a segurança no caráter, capacidade ou verdade de alguém ou de alguma coisa. Podemos juntar três palavras-chave para ampliar o conceito: Confiança, Esperança e Incerteza. Se tivermos um grau elevado de confiança em nós, naquilo que nos rodeia e no nosso futuro, então será mais fácil confiar no outro. Se houver um nível baixo de confiança, nossa confiança fraqueja. E assim a nossa esperança transforma-se em medo e caímos na incerteza.

Se o ponto de partida é a desconfiança, é assim que veremos o nosso dia a dia, tornando-se não só a lente para visualizar o ambiente, como também um obstáculo invisível aos nossos sonhos individuais e coletivos.

Se somos incapazes de confiar, somos incapazes de sentir. A confiança é aquilo que nos faz estar abertos à experiência, à participação, à aprendizagem e ao sentimento de estarmos vivos. A confiança é o sustentáculo ao redor do qual nosso potencial gira.

Quero resgatar aqui, como os Toltecas, há 2 mil anos atrás, viam a confiança. Popularizado em “Os Quatro Acordos” escrito por D. Miguel Ruiz, os toltecas acreditavam que a VERDADE era o centro de tudo o que existia.

O primeiro acordo dos Toltecas é: Não falhe com a sua palavra.

Seja impecável com sua palavra pois é através dela que você expressa seu poder criativo, que você expressa suas intenções, seus sonhos, seus sentimentos. A palavra é força, é o seu poder de expressar-se, de pensar e de criar eventos em sua vida. A palavra é a ferramenta mais poderosa, de magia do ser humano.

Tão poderosa, que a palavra pode mudar ou destruir as vidas de milhões de pessoas. Dependendo como você usá-la, , a palavra pode libertá-lo ou escravizá-lo. A impecabilidade da sua palavra pode levar à liberdade pessoal, ao sucesso e à abundância. Dissolve o medo e o transforma em alegria e amor.

Para matar sua curiosidade vou lhe contar os outros três Acordos dos Toltecas para viver uma vida plena e desenvolver uma relação de confiança ao seu redor. São eles:

O segundo acordo é: Não leve nada para o lado pessoal. 

Quando você leva os acontecimentos para o lado pessoal, sente-se ofendido e sua reação é defender suas crenças e criar conflitos.

O terceiro acordo é: Não tire conclusões. 

Temos uma tendência a concluir o que os outros estão pensando e fazendo, levamos para o lado pessoal, e então os culpamos e reagimos defensivamente, enviando-lhes nosso veneno emocional, utilizando nossa palavra.

O quarto e último acordo é: Dê sempre o melhor de si. 

Se o ponto de partida é a confiança, é acreditar que as pessoas são boas, o que não significa ser ingênuo, mas sim tratar a desonestidade como a exceção, não como a regra. Com certeza, dando o seu melhor, tudo muda ao seu redor, o efeito é extraordinário.

Esse é o superpoder da confiança, tratar as pessoas como honestas e confiar nelas.

A confiança nasce quando nos preocupamos uns com os outros, quando cuidamos uns dos outros e quando celebramos as vitórias uns dos outros. 

Para você refletir: Você pratica os quatro compromissos dos toltecas? Você dá o seu melhor e constrói relações de confiança? Olhe ao seu redor, e veja os impactos que você tem nas pessoas do seu convívio.

Boas reflexões!!!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o processo de conquista da  confiança? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Um grande abraço.

Vera Martins
https://vera-martins.com/

Confira também: Como está sua credibilidade ao se comunicar com as pessoas?

 

Vera Martins Author
Vera Martins é autora dos livros: “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”. Trabalhou por 21 anos como Executiva em Recursos Humanos e há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano. É educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas. Possui mestrado em Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.Atua como coach, palestrante, facilitadora de seminários e professora de universidades, tais como: Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em cursos de pós-graduação.Através de intensos estudos e publicação dos seus livros tornou-se precursora da competência Assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. Por isso, vem atuando fortemente nos diversos níveis profissionais nas empresas, em competências que envolvam a comunicação relacional, tais como: Estratégias de Negociação, Gestão de Conflitos, Comunicação e Influência, Liderança Assertiva, Inteligência Emocional, Coaching, Gestão de Pessoas, Formação de times e competências correlatas. É fundadora da Assertiva Educação e Cultura.
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