Planejamento Estratégico: 4 Erros da Liderança
Mais do que criar um plano, executar é fundamental. Parece óbvio, mas muitos gestores cometem erros no exercício da sua liderança que podem gerar alto impacto na sua operação e negócio.
Seja na virada de um novo ciclo, ano fiscal ou ajuste de negócio, o planejamento estratégico é um guia essencial para quem lidera trazer visão, transparência e clareza do caminho a seguir.
Gostaria de dividir contigo, 4 erros da liderança nesta jornada, a saber:
1. Líder Herói
Ele constrói sozinho, não troca com o time e quer execução de alta performance. A empresa pode trazer pilares estratégicos e targets de resultados, mas quem está no dia a dia é sua equipe. Você pode desafiar o time, mas construir sozinho pode trazer um viés grande.
Algumas práticas: fazer uma avaliação com o time de aprendizados e ajustes, mapear o mercado e alinhar sua proposta de valor, gerar consciência dos principais riscos e oportunidades nos pilares estratégicos.
2. Criar o plano e não desenhar as metas
Os gestores ou quem lidera, muitas vezes, criam ótimos direcionais, mas não desdobram isso em ações práticas nas áreas. Ou não apoiam suas lideranças na criação das metas. É preciso foco, alinhamento de como atingir os resultados. Sem visão, o time se perde e assim perde sinergia. Risco alto de cada um seguir um caminho, elevar custos e não atingir resultados.
Algumas práticas: defina os resultados e orçamento anual, porém crie metas trimestrais. Conecte as áreas nas metas para que a engrenagem traga colaboração.
3. O plano e as metas só ficam entre os gestores
Muitos gestores não compartilham com todo time o planejamento estratégico. Todos precisam ter visibilidade e metas alinhadas. Quem lidera precisa entender: como você quer engajar as pessoas, na cultura, sem visão comum de onde querem chegar?
Algumas práticas: coloque todos na mesma página, faça um bom ritual de alinhamento e engajamento dos valores, papéis de cada colaborador para o todo. Crie um painel visual para que todos possam consultar e saber o andamento / ajuste de rota.
4. Não desenvolver as pessoas e esperar resultados
Não caia na cilada de achar que sem gestão e desenvolvimento as pessoas vão entregar resultados. Muitas vezes, a empresa precisa desenvolver as habilidades ou então aprender novas. Invista em treinamentos, programas de liderança. É um dos melhores investimentos com retorno garantido. Crie também rituais de gestão. Apenas delegar e não acompanhar é sinal de que seus resultados podem perder direção.
Algumas práticas: Busque por parceiros no desenvolvimento das habilidades através dos treinamentos. Construa canais de comunicação e gestão eficazes para o time ter unidade.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os erros no exercício da liderança que podem gerar alto impacto na operação e no negócio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
Confira também: A Importância dos Rituais para os Resultados da Equipe
Participe da Conversa