Expectativas para o Novo Ano: Uma página em branco, uma oportunidade para novos começos!
Quero propor uma reflexão sobre uma página em branco. Algumas pessoas enxergam o início de ano como uma página em branco, uma oportunidade para novos começos. Quem nunca fez listas de metas para o próximo ano? Quem nunca fez promessas para si mesmo de mudanças radicais? Aquela dieta drástica, mudança de emprego, a viagem dos sonhos, relacionamentos saudáveis e por aí vai… são tantas expectativas que muitas vezes nos sentimos sufocadas com tanto por fazer. O ano inicia e a realidade se apresenta.
Realidade, quando ela se apresenta e muitas vezes vem cheias de questões mal resolvidas do passado, mesmo que seja um passado recente. E ao criar expectativas de que virou o ano será tudo novo, nos deparamos com essas questões pendentes. Por isso é importante fechar pequenos ciclos todos dias para que sua vida não seja comandada por pendências.
Expectativas no ano que inicia são possibilidades que podem ser realizadas ou não. Nesse sentido, as expectativas são relevantes para nos dar direcionamentos e para nos impulsionar para alguma ação, mas é somente na experiência dos dias que saberemos se teremos condições de executá-las. Assim, expectativas realistas devem considerar que novas possibilidades e imprevistos podem acontecer no percurso do ano. E há momentos em que os percursos precisam ser alterados, seja porque já estamos modificadas ou porque determinados planos não fazem mais sentido como tinham feito lá atrás. Então, está tudo bem mudar de rota no meio do caminho.
O melhor caminho para ter expectativas mais próximas da sua realidade é o autoconhecimento.
Ter esperanças de uma vida melhor ou de mudanças é saudável e necessário, mas é preciso também ter a maturidade de aceitar e entender o momento presente, as possíveis mudanças nos planos e fazer ajustes ao longo do caminho, para permanecer sempre fiel a quem você é e ao que deseja.
Nesse processo de organização eu sugiro realizar um diagnóstico geral, faça uma lista de assuntos pendentes e o que é necessário para resolvê-los, escreva também qual é o impacto dessa resolução na sua vida. Após essa listagem, anote qual ação será feita e determine prazo para que isso aconteça.
Somente após essa checagem de assuntos pendentes, podemos iniciar a definição das metas e objetivos para um novo início, determinando planos de ação e escolhendo indicadores de desempenho.
Lembrando que nesse processo de busca de significado para essa página em branco cheias de novas expectativas tem um poema de Mahatma Gandhi
À DESCOBERTA DO AMOR
Ensaia um sorriso
e oferece-o a quem não teve nenhum.
Agarra um raio de sol
e desprende-o onde houver noite.
Descobre uma nascente
e nela limpa quem vive na lama.
Toma uma lágrima
e pousa-a em quem nunca chorou.
Ganha coragem
e dá-a a quem não sabe lutar.
Inventa a vida
e conta-a a quem nada compreende.
Enche-te de esperança
e vive á sua luz.
Enriquece-te de bondade
e oferece-a a quem não sabe dar.
Vive com amor
e fá-lo conhecer ao Mundo.
Mahatma Gandhi
Nesse poema podemos enxergar a sensibilidade e a simplicidade, perceber as sutilezas nos pequenos gestos e valorizar o que existe de mais sagrado dentro de nós. Com esse olhar conectado à sua alma suas metas e objetivos serão mais verdadeiros e produtivos.
Gostou do artigo? E você, enxerga o início de ano como uma página em branco? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Luciana Soares Passadori
https://www.passadori.com.br
Confira também: Atinja Seus Objetivos usando a Inteligência Emocional
Participe da Conversa