Coerência nos Processos de Mudança: Como lidar com a mudança?
Mudança é a única certeza da Vida. É o movimento natural da evolução. Um movimento impreciso por sua natureza. Que faz nossa mente divagar sobre novos desafios. E alegrias. Novos olhares. Novas formas de fazer as coisas. Novas pessoas. Novos lugares e caminhos. Uma nova fase do nosso Ser em uma nova missão na trilha do propósito.
Mudança faz do nosso coração um pipocar de emoções.
O friozinho na barriga pelo novo pode ser uma gostosa mistura de medo, ansiedade, insegurança, carinhosamente harmonizados com motivação, entusiasmo, curiosidade, fé, esperança.
Mas este friozinho na barriga também pode se tornar um inferno. Aterrorizados por nossas crenças limitantes, nosso desconhecimento quanto ao novo futuro pode drenar a nossa resiliência nos colocando nos estados primitivos do medo. E assim, nos tornamos vítimas de pensamentos negativos recorrentes, procrastinamos ações e passamos a refletir estresse no nosso corpo e na qualidade do nosso sono. E a criatividade, ingrediente divertido da mudança, fica completamente inativa.
Criatividade é se abrir para possibilidades. É ativar o coração para fluir em coerência com a o fervilhar criativo da Vida. É dançar a dança do desconhecido e, de fato, escolher o melhor movimento para lidar com o presente.
O medo vem do excesso de pensamentos e planos. Da nossa necessidade de controlar o movimento e os resultados da mudança.
Escolhida ou imposta, mudança sempre gera estresse. Ela nos desafia, testa nossos limites e resiliência. Saímos do familiar rumo ao desconhecido. E nossa mente sempre prefere o familiar, apesar de estar brilhantemente programada para a mudança.
A vida em coerência é sobre cultivar energia suficiente para assim lidar com o inexorável da mudança. É desenvolver resiliência para o novo.
Desenvolver resiliência é ativar o poder da autorregulação a partir do coração. E assim promover o estado de coerência cardíaca que, pela sincronização inteligente de todos os nossos sistemas fisiológicos, mentais e emocionais, nos coloca na nossa melhor versão.
Coerência cardíaca é um estado psicofisiológico identificado pelo Instituto HeartMath, que estuda o coração há 30 anos. Por meio de uma respiração ritmada e da ativação de emoções regeneradoras, promovemos então a cooperação eficaz entre coração e cérebro, otimizando todas as nossas funções.
Na nossa melhor versão, saímos da perspectiva do medo que os estados automáticos de estresse nos colocam. E, dessa forma, acessamos funções evoluídas do cérebro que nos trazem clareza, criatividade e a inteligência intuitiva do coração, aliados imprescindíveis no processo de qualquer mudança. Grande ou pequena. Escolhida ou espontânea.
No estado de coerência despertamos o poder de escolha.
Com coração e cérebro alinhados, deixamos então o turbilhão emocional e podemos escolher vivenciar os estados emocionais regeneradores do processo de mudança, combinando os ingredientes que precisa para gerar um estado coerente para fluir com vibrações de boa qualidade.
Emoções, sentimentos e atitudes regeneradores, somados a estados psicofisiológicos saudáveis podem ser cultivados pela coerência do coração. Afinal, precisamos de energia em mais quantidade e melhor qualidade para lidar com os desafios e entusiasmo de mudar.
Quando a mudança vier, invista mais tempo e atenção no cuidado do seu corpo e da sua mente, nutrindo-se de alimentos saudáveis, muita água, e exercício físico, bem como boas companhias e conteúdos que te elevam. E cultive o silêncio e o contentamento interior, dissolvendo pensamentos recorrentes de controle, abrindo seu coração para novos insights e possibilidades no novo que se manifesta.
Incremente a auto-observação e identifique estados negativos. Neutralize-os imediatamente, escolhendo substituí-los por frequências otimistas.
A fé, que dissolve a resistência e permite o fluir para um novo estágio com calma interior. A confiança no não saber. A esperança por mais felicidade e abundância. A abertura e o entusiasmo por novas relações, desafios e perspectivas. Novos aprendizados. A apreciação pelo caminho. O amor pela Vida. Por crescer. Por evoluir.
Gerando Coerência no seu Processo de Mudança
- Spotcheck: observe o impacto da mudança no seu corpo, mente e emoções. Reflita se a mudança está te drenando ou então te regenerando. Acolha tudo apenas como informação. Sem julgamento.
- Entre em contato com seu coração. Sinta-o como o centro do seu ser. Seu mentor. Seu companheiro nesta mudança.
- Com foco no coração, então respire mais profundamente e mais devagar que o normal, imaginando que o ar está fluindo para dentro e para fora do seu coração. Busque então um ritmo confortável, de forma que o tempo de inspiração e expiração sejam parecidos. Sua meta pode ser inspirar e expirar por 4 ou 5 segundos. Dessa forma, a respiração te colocará rapidamente em um estado de coerência cardíaca. Seu estado mais otimizado.
- Ative no seu coração emoções, sentimentos e atitudes regeneradoras, que você quer que te acompanhem no processo de mudança. Reviva no seu coração situações onde vivenciou, por exemplo: segurança, fé, esperança, alegria, entusiasmo, calma, paz, confiança, entrega…. Respire essas qualidades no seu coração como se estivesse instalando um novo programa no seu sistema.
- Agora olhe para o passado e agradeça por tudo até o presente. Olhe para o futuro, ainda em construção, e irradie as qualidades do seu coração para a sua nova vida.
Repita quantas vezes forem necessárias para este estado se tornar a sua postura natural perante a mudança. Se sentir, agregue novas qualidades do seu coração. Coragem. Positividade. Benevolência. Superação.
Você pode compor o seu estado com as qualidades que quiser.
E assim você estará aberto ao futuro que quer emergir por seu intermédio. Abra-se para o novo. Para o propósito. Para a sua vida mais coerente.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como gerar coerência cardíaca no seu processo de mudança e o HeartMath Brasil? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1
Confira também: Coerência, um novo estilo de vida!
Participe da Conversa