Nutrição além dos Alimentos:
A importância de estar consciente das escolhas diárias para uma nutrição integral
Olá,
Gostaria de iniciar nossa conversa fazendo dois importantes agradecimentos, sendo o primeiro à revista, pelo convite para participar desta coluna, e o segundo a você, por ter escolhido estar aqui se nutrindo com informações que, sem dúvida, serão muito proveitosas para o hoje e o amanhã.
Por falar em nutrir, vale dizer que não nos nutrimos apenas por meio dos alimentos. A nutrição é ampla, e se completa por uma extensa gama de experiências de nosso dia, como o que vemos, ouvimos e lemos. Portanto, quanto mais conscientes estivermos de nossas escolhas diárias, mais integralmente harmônica estará a nossa nutrição.
Não esqueçamos, afinal, que apesar de nossos corpos físicos, feitos de matéria, compartilhamos concomitante e indissociavelmente nossa existência a almas, amplitudes energéticas.
Somos a união de tais esferas. E sendo assim, tudo que nos alcança, no palpável ou no invisível, nos transforma, nos envolve e nos nutre, cada uma segundo suas proporções, profundidades e potências.
Acreditando nessa forma de cuidar das pessoas, fui traçando meu caminho pela nutrição. Me formei em São Paulo, capital, no Centro Universitário São Camilo, em 2009, e minha primeira especialização foi em Nutrição Pediátrica. Na época, pensava que ao ensinar as famílias a enxergar a alimentação de forma mais amigável desde o início da vida, estaria também proporcionando reflexos positivos para toda trajetória desse novo ser.
E claro, ao cuidar das crianças, estaria cuidando de toda a família! Após essa especialização segui meus estudos em Marketing de Alimentos, um curso realizado na Espanha, o qual expandiu minha visão sobre as empresas do ramo alimentício e os cuidados que devemos ter ao escolher o que colocamos em nosso carrinho nos mercados.
No meu retorno ao Brasil, norteei meus estudos pela Nutrição Funcional e fiz as especializações em Clínica e Esportiva. Após 10 anos de formada, e nesse período já atendendo em consultório particular, decidi iniciar a especialização em Psicossomática.
Vale contar para vocês que quando iniciei a graduação em Nutrição, comecei também a graduação em Psicologia. E segui em ambos até sentir que seria inviável mantê-los com a plena dedicação que individualmente demandam.
Decidi seguir apenas com a Nutrição, mas o desejo em entender melhor a relação mente, corpo e alma sempre esteve latente, e por isso a decisão em ingressar nesse curso que se baseia nos estudos de Carl Gustav Jung.
E é a partir dessa jornada que, nos próximos textos desta coluna, vamos conversar sobre a nutrição do corpo e da alma, entendendo como um interfere no outro, como os novos estudos científicos já reconhecem essa relação e o impacto que podemos sentir em nossas vidas quando entendemos melhor o poder desta conexão.
Ah! Vale comentar que estou vivendo um momento único em minha vida, minha Helena cresce em mim pelos próximos meses e nascerá em agosto! Assim, com certeza doses de informações para gestantes e primeira infância estarão por aqui também!
Nutrindo nossa vida nutrimos o mundo, e nessa simbiose todos podemos, de fato, viver e conviver melhor!
Ótimo ano a todos e até o próximo texto!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como estar consciente de suas escolhas diárias para uma nutrição integralmente harmônica? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Nutricionista Paola Nunes
https://www.linkedin.com/in/paola-nunes-moreira
Não deixe de acompanhar a coluna Papo de Nutri.
Participe da Conversa