Autorrespeito. Comece por você!
Respeitar a si mesma é a primeira condição para exigirmos que a sociedade nos respeite.
Parece obvio, mas não é. Tanto que muitas vezes as mulheres demoram a perceber uma situação de desrespeito.
São muitos anos aguentando brincadeiras, piadas, pressão psicológica, que é incrivelmente difícil pra muitas identificar de imediato uma relação tóxica ou mesmo uma frase mal intencionada.
Quando falo da importância do autoconhecimento e do empoderamento feminino é sobre isso que estou falando.
Vivemos numa sociedade ainda muito machista e que, infelizmente, reverbera esse comportamento nas futuras gerações. É também verdade, que estamos acompanhando muitas mudanças, de alguns anos pra cá, mas continuamos a lidar com situações difíceis de enfrentar.
É preciso muita força, coragem e principalmente atitude para as mulheres se imporem e dizerem basta.
Basta!! Não é mais assim que queremos ser tratadas. Queremos respeito.
Mas antes precisamos começar por nós.
Autorrespeito
Ter autorrespeito é primeiramente ter uma visão clara de quem somos, quais os nossos valores, vontades, desejos e sonhos.
Essa clareza deve orientar todas as nossas decisões e impedir que façamos, ou façam pra nós, qualquer coisa que seja contrário a esses critérios.
Em qualquer relacionamento, seja ele profissional, pessoal ou amoroso, o respeito deve ser mútuo para que haja uma convivência saudável, equilibrada e prazerosa.
Sabe aquele sentimento de arrependimento depois que fizemos algo? Ele é o indicador pra saber se estamos nos respeitando ou não.
Eu te convido a parar um momento e refletir sobre o respeito ao seu coração, a sua mente, alma, corpo, integridade e dignidade?
Sei que não é fácil, vamos ganhando mais musculatura e autoestima ao longo das experiências que vivemos, mas podemos aprender muito estudando, por isso estou escrevendo pra vocês.
Nós mulheres precisamos aprender a nos respeitar, só assim conseguiremos impor limites à sociedade e dizer cada vez mais “Não” para o que nos oprime, rebaixa e não valoriza nosso potencial.
E por que não seguimos o que queremos?
Há muitos motivos que nos levam a colocar em risco os nossos valores e vontades, mas vou descrever os três que julgo mais importantes.
- Por medo: de perder alguém, uma oportunidade ou uma amizade;
- Para se sentir parte: fazemos coisas para agradar os outros que nem sempre nos agradam;
- Busca por aprovação: na intenção de sermos aceitos e bem quistos.
Essas situações custam muito caro ao nosso equilíbrio emocional e impactam a nossa qualidade de vida e nossas conquistas.
Então fique atenta a estas dicas!
- Busque um trabalho que te faça feliz e satisfeita;
- Selecione suas amizades, se afaste de pessoas que te fazem mal;
- Vista-se como quiser e se sinta bem;
- Não deixe de conquistar seus sonhos, por nada nem ninguém;
- Não se envolve amorosamente com alguém se não tiver vontade;
- Não se cale, fale o que quiser e sentir, se posicione sempre que achar necessário;
- Nunca se conforme com pouco, você merece sempre mais;
- Ame-se, se coloque sempre em primeiro lugar.
Quando a agente se respeita aprendemos a exigir o respeito que merecemos. Dessa forma, passamos a viver uma vida plena de realizações e a educar essa sociedade, que espero muito, seja igualitária muito em breve.
Mas também depende de nós!
E pra finalizar, gosto de deixar minhas dicas de leitura:
- Como dizer Não – Flávia Lippi ;
- Autoestima Já – Best Seller – Mia Tornblom;
- Amar ou depender – Valter Riso;
- Exercícios de autoestima – André Groba.
#protagonismofeminino #autoestima #respeito.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o autorrespeito e como aplicá-lo- em sua vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Edna Vasselo Goldoni
https://www.institutoivg.com.br
Confira também: Assuma o Controle da Sua Vida com Autorresponsabilidade
Pausa necessária
Pensando em devolver à sociedade um pouco do que havia conquistado, criou o projeto “Semeando Pérolas”, uma ação social que realizava em comunidades carentes, hospitais e empresas, empoderando mulheres e valorizando suas histórias. Em pouco tempo, foi convidada pela ONU para representar o Brasil no Congresso Mundial ONU Mulheres.
Nasce o Instituto
Em 2017, nasceu o IVG – Instituto Vasselo Goldoni com o objetivo de trabalhar o protagonismo feminino. Desde então, sua missão tem sido mostrar para as mulheres, o quanto elas são capazes de conquistar tudo o que quiserem.
Com grande força realizadora e muito senso de responsabilidade, segue à frente do IVG, trabalhando pelo empoderamento feminino, desenvolvimento e capacitação de mulheres, através de programas de mentoria, entre outras atividades diversas que ocorrem em paralelo com o mesmo foco: protagonismo feminino | empoderamento feminino | a força da mulher | liderança feminina | carreira de sucesso |
Participe da Conversa