fbpx

Zona de Conforto: Para se adaptar a tantas mudanças, VOCÊ precisa sair dela!

Para se adaptar a tantas mudanças, o profissional precisa sair da sua zona de conforto, modificar hábitos, rotinas, atitudes, pensamentos. Nem sempre é um processo fácil! Confira 5 dicas para ajudar neste processo.

Para se adaptar a tantas mudanças, o profissional precisa sair da sua zona de conforto...

Zona de Conforto: Para se adaptar a tantas mudanças, VOCÊ precisa sair dela!

Pós pandemia, a mudança no mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais rápida.

Muitas profissões que existem hoje, não existiam no passado, e as que continuam existindo, passaram por transformações.

Essas mudanças desafiam os profissionais diariamente. Hoje, mais do que nunca é preciso ser flexível, se adaptar, estar disposto e aprender a reaprender todos os dias.

O fato é que para se adaptar a tantas mudanças, o profissional precisa, de fato, sair da sua zona de conforto, modificar hábitos, rotinas, atitudes, pensamentos… Nem sempre é um processo fácil!

Para alguns, dar desculpas, culpar os outros ou então o mercado, passou a ser um modelo mental inconsciente, impedindo a adaptação.

Normalmente são os profissionais que reclamam de tudo, eles não conseguem se adaptar.

E quem convive com pessoas com essa mentalidade sofre junto, seja em casa ou no trabalho pois além de fazer a sua parte, também acaba fazendo a do outro.

Existem coisas na vida que não tem opção, neste caso, ou você se adapta ou está fora do mercado!

O sucesso depende de muitas variáveis, e se você não acompanha o mercado, um dia ele acaba. Então como diria Albert Einstein, “Não tente ser um homem de sucesso, e sim se esforce para ser um homem de valor”.

A sua história, conhecimento, visão de mundo, atitudes e adaptabilidade, são ferramentas para a construção da sua marca profissional.

Jeff Bezos, na minha opinião, explica de forma bem objetiva o que é a marca pessoal, o valor que você tem para o mercado, “Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.”

Se você não quer ser passado para trás, o momento de sair da sua zona de conforto é agora!

Para isso a mudança precisa acontecer de dentro para fora, o ser humano para sair da zona de conforto, precisa enxergar as vantagens, precisa fazer sentido para ele.

Seguem abaixo 5 dicas para lhe ajudar nesse processo, a saber:

  1. Busque compreender o cenário no qual está inserido, quais são as oportunidades e desafios, seus pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos;
  2. Identifique quais são seus objetivos, fazer uma transição de carreira, um curso de aperfeiçoamento, falar um novo idioma;
  3. Pesquise o que você precisa desenvolver para conquistar seu objetivo, isso irá lhe ajudar a se planejar e agir de forma mais consciente;
  4. Tenha foco e se mantenha determinado, independente dos desafios, pense positivo, olhe para o lado bom desse desenvolvimento;
  5. Desafie-se diariamente, encare seus medos, faça algo que você nunca fez, quebre sua rotina, isso irá lhe ajudar a entender como serão suas reações e como você pode se preparar para lidar com seus sentimentos em situações adversas.

Você é responsável pelos seus resultados!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como sair da zona de conforto, desenvolver novas habilidades, realizar uma transição de carreira ou como fazer o planejamento e gestão da sua jornada profissional, você não precisa ficar perdido e sofrer sozinho? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Autoconfiança: Momentos profissionais que fogem do seu controle

 

Graziela Heusser Azeredo é administradora apaixonada por pessoas e negócios. Possui perfil nexialista é uma profissional versátil, organizada e orientada a resultados, com mais de 20 anos de atuação no mercado Financeiro, Seguradoras, Cooperativas de Crédito, Consultorias e Startups. Atualmente atua como Conselheira Consultiva, Business Advisor e Mentora de Líderes e Executivos. Ajudando empresas e profissionais prosperarem de forma estratégica e sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa