SIM ou NÃO: Reflexões sobre o Poder das Palavras
Eu me observo e observo outras pessoas. E estudo o poder das palavras, seu efeito prático em minha vida e na vida de outros. Palavras revelam posturas, atitudes, modelos de pensamento, padrões.
Noto que existem “pessoas não”.
Pessoas que se pautam fortemente pelo que elas não querem que aconteça, o que rejeitam, o que ou quem elas prefeririam que não existisse. Uma palavra curta e poderosa. Não. Pessoas que olham a vida pela janela do Não, pelo que me parece, estão fugindo de alguma coisa. Dessa maneira, exalam medo, gastam uma preciosa energia com a indignação, o enfrentamento, precisam estar em guerra contra algo ou alguém para sentirem-se vivas. O não fecha muitas portas, restringe a visão, reduz possibilidades. Na expressão corporal, a pessoa Não, vive de cara fechada, peito artificialmente estufado, queixo empinado, tencionam a musculatura, encurtam a respiração. Tendem a viver cercadas de temas que despertam suas críticas, convivem com problemas que se empilham e assim colocam camadas de sentimentos nebulosos entre elas e a facilidade.
E noto que existem as “pessoas SIM”.
Outra palavra curta e poderosa. Até para ser dita, essa palavra esboça um sorriso. Esse tipo de gente, eu identifico, é uma gente solar, que orienta sua visão na direção do que quer, que tem muito mais sonhos que pesadelos, e que assim caminha no sentido da realização de seus melhores sonhos e planos. São pessoas inclusivas, normalmente são bons ouvintes, ousam duvidar de suas certezas, tocam a vida com mais leveza. Mesmo diante de dificuldades, as pessoas SIM são persistentes, criativas, atentas às alternativas. Olham bem mais para a solução do que para o problema. Pessoas SIM reconhecem, convivem e estudam os seus medos, mas atentas e cautelosas, se mantêm andando passo a passo, seguindo em frente.
Sem ser simplista, reconheço que a vida, de fato, tem ciclos, momentos, fases. Existem eventos para os quais devemos bradar um sonoro NÃO. Existem, é claro, as aflições, das quais queremos nos livrar. Mas o que descobri um dia é que, se estou atento, a cada momento, ao longo de cada dia, eu posso escolher. Especialmente diante de assuntos mais relevantes, e eu percebo que meu pensamento começa com um “não”, eu me detenho e recomeço, buscando por um “sim”.
Geralmente, isso me favorece. Experimente selecionar 3 coisas que você quer para o dia de hoje. Se alguma delas começar com uma negação, então repense, reescreva, começando por uma afirmação. Se achar válido, treine por alguns dias. Veja o que acontece. Positivar a vida é colocar seu foco à frente. Focar na negação é tentar andar pra frente olhando para trás, uma estratégia de fuga. Às vezes é inevitável, mas quase sempre, é apenas um vício de comportamento.
Se quiser, você pode experimentar.
Gostou do artigo?
Quer conversar mais sobre o SIM ou NÃO e o poder das palavras? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você.
Almir J. Nahas
https://olharsistemico.com.br/
Confira também: Você é uma caixa d’água
Participe da Conversa