Técnicas de vendas: O poder da percepção na hora de fechar uma venda
Quem nunca saiu de uma loja com um produto ou serviço que nem precisava, mas depois de ser tão acolhido e percebido pelo vendedor ficou impossível dizer um não ao que ele vendia?
A percepção do outro envolve: colocar-se no lugar do outro, identificar as intenções do interlocutor, acolher os problemas que ele apresenta e juntos encontrar uma solução para o problema. E vamos combinar: alguns vendedores fazem isso como ninguém.
Ao seguir esses passos na sua estratégia de vendas você coloca-se à postos para dissipar alguma dor que aflige o seu cliente, ainda que ele não saiba (ainda) que o seu produto é capaz de aplacar essa dor. Por isso usar a percepção é uma ótima saída.
Evite focar nas justificativas para o problema, mantenha o foco na solução, acolhendo o seu cliente e mostrando que com a sua ajuda ele será capaz de eliminar o problema.
Seja criativo, faça perguntas, mantenha uma escuta ativa, estude sobre estilos comportamentais e se adapte aos diferentes perfis (analítico, pragmático, integrador e expressivo).
Os detalhes são muito importantes na hora da venda. Portanto, não deixe de explicar nem aquilo que parece óbvio, afinal, muitas vezes o que é óbvio para você pode não ser para o outro. E em muitos casos um detalhe pode ser o que vai fazer com que o cliente feche a compra.
E então? Quais técnicas você utiliza para perceber cada detalhe que importa ao seu cliente? Você é perceptivo em relação aos detalhes que fazem a diferença na hora das vendas? Compartilhe nos comentários.
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Quer saber mais como usar o poder da sua percepção para fechar uma venda? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Até a próxima!
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
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