fbpx

Sempre é tempo para mudar, até para os maiores de 50

Alguns não se sentem felizes com a empresa ou chefe. Outros iniciam a vida profissional cedo, percebem que não é bem o que querem e desejam mudar de profissão, mas têm receio de fazer isso principalmente se tiverem mais de 50 anos. E agora?

Sempre é tempo para mudar, até para os maiores de 50 anos de idade!

Sempre é tempo para mudar, até para os maiores de 50 anos de idade!

A busca da felicidade é um tema recorrente na história.

Já no tempo de Aristóteles, na Grécia antiga, ela era estudada, tanto que este filosofo a chamava de Eudaimonia, que representava um “estado de contentamento estável”.

Se analisarmos a nossa vida, vamos perceber que existem alguns fatores que não permitem ou dificultam ao menos chegar próximo deste estado de contentamento estável. E a nossa vida profissional é um destes fatores.

Alguns não se sentem felizes com a empresa ou com seu chefe, outros iniciaram uma vida profissional relativamente cedo e depois de algum tempo perceberam que “não era bem isso que queriam” e gostariam de mudar de profissão, mas os mais maduros têm receio de fazer a mudança, principalmente se tiverem mais de 50 anos.

Existem outros ainda, com mais de 50, que já estão com uma vida relativamente estabilizada e que agora gostariam de tornar realidade um antigo sonho que muitas vezes é completamente diferente daquilo que vêm fazendo.

Para todos estes cenários a afirmação é válida: SEMPRE É TEMPO PARA MUDAR!

Se você tem dúvidas do que estou dizendo, vamos refletir sobre estas afirmações mais comuns, que escuto, entre outras, quase que diariamente

  1. Não sei fazer outra coisa, mas gostaria de mudar;
  2. Por uma série de motivos, não fiz cursos, faculdade, isto é, não estudei o suficiente e não me sinto seguro para mudar;
  3. Já estou me sentindo velho para esse desafio;
  4. O que os outros vão pensar?
  5. Eu errei no passado, por isso agora tenho que me conformar.

Sempre é tempo para mudar! Talvez um pouco mais difícil, pois são necessários alguns ajustes na vida, pessoal e familiar, porém o mais importante é o planejamento para essa mudança.

Quando fiz minha mudança de rumo com mais de 50 anos, demorei mais de dois anos apenas me preparando e fazendo adaptações na minha vida.

Como tinha certeza do que queria, fiz um planejamento consistente contemplando também as possíveis alternativas caso fossem necessárias. É uma empreitada que requer determinação, foco e autoconfiança e no meu caso tive auxílio de um mentor que me acompanhou por um tempo e ajudou a elaborar um road map para quando estivesse caminhando sozinho.

Tenho ainda na minha memória, mesmo passados mais de 20 anos o seu “mantra”:

Não esqueça: Quanto mais maturidade, mais autonomia.

Se pretende uma mudança de rumo, vá em frente, com excelente planejamento, foco, determinação e um medo administrado não é tão difícil, principalmente se tiver o auxílio de alguém que já passou por isso ou um profissional que se preparou para auxiliar pessoas para esta empreitada. Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em orientar você.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como mudar sua vida, mesmo que você tenha mais de 50 anos de idade? Então, entre em contato comigo. Com certeza também será um prazer te responder.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Sua carreira não evolui? Confira 13 dicas essenciais para evoluir na carreira!

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa