Endomarketing: novas maneiras para a resolução de problemas
Todos nós passamos por momentos desafiantes que às vezes nos colocam em situações que parecem não ter saída. Imagine então, uma organização! São muitos problemas acontecendo ao mesmo tempo e nem sempre a mesma solução vai servir para todos eles. Por isso, a ideia do artigo de hoje é convidá-lo a pensar em novas maneiras para a resolução de problemas.
Sempre que reconhecemos um problema automaticamente nos colocamos em movimento de buscar uma solução o quanto antes, muitas vezes sem nem perceber com mais detalhes o momento presente em que estamos envolvidos, mas nos projetando para o futuro em busca de acabar logo com o desconforto que qualquer desafio nos provoca. Mas e se eu te disser que não é olhando apenas para o futuro que vamos resolver uma situação problema?
Existem muitas formas de encarar os problemas e sempre que avaliamos a situação atual com calma fica muito mais simples identificar qual a melhor estratégia para eliminar ou minimizar a questão. Por isso, três passos são fundamentais: identificar, delimitar e formular hipóteses para o problema.
Mas como colocar em prática?
Bom, primeiro identifique com riqueza de detalhes tudo o que envolve o problema, por exemplo:
- Quais dados você já tem em mãos?
- Quem são as pessoas envolvidas com o problema?
- Quando iniciou?
- Que atitudes já foram tomadas para solucionar a questão?
- Quais prejuízos esse problema tem trazido a todos os envolvidos?
- Quem poderia te ajudar a resolver?
- Existem documentos/materiais que você pode utilizar como base de ajuda?
Essas são apenas algumas ideias de perguntas para que você possa iniciar a identificação do seu problema, mas ao longo dessa trajetória podem surgir muitas outras informações que o levem para um caminho completamente diferente. Um ponto importante é evitar, nessa etapa, as perguntas que iniciam com “por que”, pois justificar o problema mais vai atrapalhar do que ajudar neste momento.
Com essas informações em mãos chega a fase de delimitar o problema. Aqui vamos demarcar os limites que envolvem o problema. Vamos excluir as informações que pouco importam e deixar a questão central do problema em evidência. Coloque seu problema dentro de um contexto claro e simples.
E por fim, vamos criar as hipóteses para seu problema, quais seriam as possíveis soluções para o problema? Quem pode de fato nos ajudar? Quando podemos considerar que a questão foi resolvida? Quanto tempo pode demorar? Enfim, muitas são as perguntas que podemos usar nesse momento para em uma frase determinar hipóteses que tragam a solução do problema, mas não é sobre as perguntas e hipóteses que eu quero falar agora, mas sim sobre os métodos que podemos usar a partir desse momento e sair completamente da caixa da resolução de problemas tradicional.
- Design Thinking;
- PDCA;
- Nominal Group Technique;
- 5 porquês;
- 8D;
- Relatório A3…
Enfim, muitos são os métodos e vamos falar sobre cada um nos próximos artigos, com a introdução de hoje, será possível partir para qualquer um dos métodos.
Até lá!
Aproveite e compartilhe conosco os métodos de resolução de problemas preferidos na sua organização.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre métodos de resolução de problemas? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um abraço!
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: Endomarketing: A Digitalização da Comunicação Interna
Participe da Conversa