Assertividade: Mais que um Comportamento, Uma Filosofia de Vida!
Há 20 anos venho estudando e aperfeiçoando meus conhecimentos sobre assertividade. E uma grande fonte do saber foi a filosofia de Aristóteles, que meu deu grandes insights para entender e definir ASSERTIVIDADE de forma ampla. Daí conclui que ela é muito mais que um estilo de comunicação de alto impacto, é um jeito de pensar, de sentir e de agir, um jeito orientado por valores e crenças, ou seja, uma filosofia de vida.
Assertividade é uma filosofia de relacionamento humano com soluções ganha-ganha.
No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente, num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias.
Assertividade como Filosofia de Vida
Entendemos assertividade, em termos filosóficos, como uma manifestação da possibilidade dialética da comunicação “eu ganho e você ganha”, ou seja, uma comunicação criativa, transparente, na qual as pessoas expressam suas necessidades, pensamentos e sentimentos de forma honesta e direta, sem violar os mesmos direitos dos outros. É uma competência de pessoas virtuosas.
A POSTURA ASSERTIVA É UMA VIRTUDE
“A virtude é uma disposição adquirida voluntária, que em relação a nós consiste na medida definida pela razão, conformemente à conduta de um homem ponderado. (…) A virtude se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso, o outro por falta.” (Aristóteles, Retórica das Paixões)
O meio termo, para Aristóteles é o critério de inclusão de si e do outro.
Sendo assim, podemos concluir que a postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).
A assertividade clarifica as relações, propiciando uma comunicação ética entre as pessoas. A linguagem assertiva, seja verbal e não verbal, utiliza signos que exprimem a verdade, auto-respeito e respeito aos outros, buscando assim, uma solução aos conflitos que satisfaça aos interesses das partes envolvidas.
O comportamento assertivo é HONESTO porque não usa artimanhas e manipulações para exercer a influência.
Sobre o comportamento desonesto, Aristóteles diz:
“Dar livre curso às paixões é permitir que os meios se apresentem como fins.” (Retórica das paixões – p.XXXVII)
“Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.” (Aristóteles)
Comunicar-se assertivamente é dizer:
- A coisa certa;
- Da forma certa;
- Na hora certa;
- No local certo;
- Para a pessoa certa.
Assim, assertividade é mais que um comportamento, é uma filosofia de vida ganha-ganha, um estado de espírito que propicia bem estar, leveza e uma vida bem resolvida, preservando sua autonomia emocional e seu protagonismo, dando-lhe a sensação de estar no comando da sua vida.
Ser assertivo é transformador!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Assertividade como Filosofia de Vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Até o próximo artigo!
Vera Martins
https://vera-martins.com/
Artigo inspirado no capítulo 1 do livro “Seja Assertivo – Como conseguir mais autoconfiança e firmeza na sua vida profissional e pessoal”, da minha autoria.
Confira também: Como criar um ambiente de trabalho mais seguro?
Participe da Conversa