Produtividade Tóxica: O que é, o que a causa e como evitar?
Se pra você é difícil se “desligar” do trabalho quando o expediente termina, tende a estar sempre atarefado, de modo que, a constante necessidade de superar suas expectativas se sobrepõe ao seu bem-estar físico e mental e às demais atividades sociais da sua vida, provavelmente você está alimentando uma produtividade tóxica.
O termo “produtividade tóxica” passou a ganhar destaque nos últimos dois anos, em especial, devido à pandemia, onde se criou um cenário de instabilidade econômica e emocional, levando a um grande número de pessoas que passaram a nutrir o sentimento de que o constante aperfeiçoamento e produção garantiriam seu lugar no mercado de trabalho.
Trata-se de uma mentalidade em que o sujeito sente a necessidade de estar sempre produzindo algo, dentro ou fora do ambiente de trabalho. Mantendo a ideia de que não pode aproveitar momentos de relaxamento e inatividade, nem mesmo folgas.
Entenda que a produtividade em si não é o problema, ser produtivo é algo positivo e além de garantir o nosso sustento é, para a grande maioria das pessoas, parte fundamental na produção de sentido da vida, portanto, algo necessário.
O problema está quando a busca por aperfeiçoamento e resultados se torna uma obsessão e a pessoa passa a negligenciar outros aspectos fundamentais da vida, como a saúde, a família, lazer e eventos sociais.
O resultado desse comportamento é o esgotamento físico e mental, que passa a interferir diretamente na qualidade do trabalho, afinal, o descanso é essencial para uma real produtividade. Se você valoriza seu trabalho e sua carreira, preocupe-se também com seu bem estar fora dele, pois ninguém que se encontra esgotado consegue entregar bons resultados.
Detectar essa mentalidade problemática não é tarefa simples, pois o excesso de trabalho é visto por muitos como algo positivo. Mas uma vez que este problema é identificado, torna-se muito mais fácil encontrar alternativas para retomar o controle da sua vida.
Uma dica é usar a Matriz de Eisenhower, dividindo e agrupando as tarefas em:
- Urgente e importante;
- Não urgente, mas importante;
- Urgente, mas não importante;
- Não urgente nem importante.
Esse é um ótimo método para organizar atividades tanto profissionais como pessoais.
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Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/
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