Autocuidado: Eu como centro da minha vida!
A única coisa que deveria ser prioridade em nossa vida é o autocuidado. Cuidar de nós, antes de cuidar de outras pessoas.
Mas, nós mulheres sabemos bem que muitas vezes nos colocamos em segundo plano para cuidar do trabalho, da família e de tudo mais. Não é verdade?
Fazemos isso ainda hoje, porque durante décadas nossa responsabilidade foi zelar pela casa e família, cuidando sempre de todos ao nosso redor.
Depois que entramos no mercado de trabalho, continuamos com os mesmos deveres e estamos, até hoje, lutando para educar a sociedade que não deve ser mais assim, o cuidado com a família deve ser compartilhado igualmente.
Mas a realidade ainda sobrecarrega a mulher e dessa forma sobra pouco tempo para cuidarmos de nós. Mas, é preciso fazer um esforço e se colocar em primeiro lugar na agenda. Afinal, para cuidarmos de outras pessoas, primeiramente precisamos estar bem.
E cuidar de si não significa “somente eu”, significa “eu também”.
Autocuidado
Autocuidado são as ações que fazemos com o objetivo de melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar. Sabe aquele carinho especial que só a gente sabe nos proporcionar e nos causa satisfação? É isso.
Pode ser um dia de cuidados com a pele ou cabelo, um almoço naquele lugar que você adora, praticar aquele esporte que gosta, tirar um tempo pra ler, se dar um presente, enfim há muitas maneiras de praticar o autocuidado.
Contudo, você sabia que existem cinco formas de autocuidado? Pois vamos a elas.
- Emocional – praticar o autoconhecimento, para conhecer com detalhes quem somos, o que nos limita e impulsiona, o que nos causa desconforto e merece atenção para ser melhorado;
- Intelectual (Mental) – cuidar da nossa mente é fundamental para manter o equilíbrio emocional, podemos ler bons livros, fazer terapia, compartilhar nossa vida com os amigos, desenhar, bordar, enfim fazer alguma atividade que estimule a nossa mente;
- Físico – manter o corpo saudável, com a prática de atividades físicas e uma boa alimentação;
- Social – manter laços com pessoas que nos apoiam, praticar a empatia, a gratidão e a compaixão;
- Espiritual – estudar e praticar sua crença. Se conectar com o divino faz bem à alma.
Praticar o autocuidado pode parecer solitário, já que depende exclusivamente de nós e na maioria das vezes é uma ação que será realizada com e para nós. Mas, isso também implica em autorresponsabilidade. Veja que mais ninguém pode cuidar disso pra você. Só você mesma. Então bora!
Você não precisa mudar radicalmente a sua rotina, até porque acredito que assim não vai dar certo. O melhor é ir arrumando um espacinho na agenda, firmar os compromissos e seguir evoluindo nesta jornada.
Por isso, eu recomendo um planejamento das ações. Assim como organizamos as nossas tarefas do trabalho, precisamos planejar as tarefas de autocuidado.
E não estou falando daquela ida ao médico que está atrasada, não é isso. É também reservar um horário na agenda para meditar, por exemplo, e realizar.
Não é fácil mudar a rotina, implica em mudança de hábito, que já sabemos, leva um tempo, mas é preciso ter vontade e dedicação para fazer acontecer. E não existe nada mais prazeroso na vida do que cuidar de nós. Concordam?
Quando conseguimos nos colocar em primeiro lugar, mandamos uma mensagem muito positiva para as pessoas que mantemos relacionamento. Dizemos ao mundo que gostamos de nós, que nos valorizamos, nos respeitamos e que é assim também que desejamos ser tratadas.
Além disso, somos exemplos para a próxima geração de mulheres. Assim como muitas de nossas antepassadas abriram caminho e romperam barreiras para que pudéssemos vivenciar nossa independência hoje, também podemos seguir nossa jornada ousando ser melhores, porque não?
Percebam também que a autoestima está muito ligada ao autocuidado. Já falei num outro artigo sobre essa prática e se você quiser ler mais, vou deixar o link no final.
Como praticar o autocuidado
Reforçando: colocando você em primeiro lugar e abrindo espaço na agenda para o que te deixa feliz e satisfeita.
Não existe uma maneira única de cuidar de si. Você precisa de autoconhecimento para descobrir o que te faz bem e daí em diante priorizá-lo em sua vida.
Mas, mesmo assim, vou deixar aqui uma lista que acredito possa ajudar a dar o pontapé inicial nesta jornada.
- Preste atenção em você. No seu comportamento, humor, condições físicas e perceba se algo merece maior atenção;
- Medite. Que sejam quinze minutos do seu dia. Já fará enorme diferença;
- Escute música;
- Leia livros. Determine um momento na sua agenda, hora e local, e procure temas que te façam bem;
- Tome um banho relaxante, aquele sem pressa, com seu sabonete preferido. Prepare o ambiente, acenda uma vela, diminua a luz;
- Exercite-se, da maneira que mais gostar. Pode ser na academia, uma caminhada no parque, no bairro, uma volta de bicicleta, 15 minutos com uma aula online, enfim… o que couber na agenda e te fazer bem;
- Durma bem. Perceba quantas horas de sono são necessárias para que acorde bem disposta e determine um horário para ir para a cama;
- Mantenha suas consultas e exames em dia;
- Cuide da sua alimentação, mas considere também incluir na dieta as comidinhas que te fazem feliz;
- Faça terapia para cuidar da saúde mental;
- Cuide do seu autodesenvolvimento pessoal e profissional. Afinal cuidar da carreira também é importante para a nossa satisfação e liberdade financeira;
- E o mais importante, faça tudo com leveza, sem cobrança, afinal o autocuidado tem o objetivo de te ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz.
Enfim, você vai saber melhor que ninguém o que te faz bem.
Minha intenção é sempre te inspirar. Por que praticar o autocuidado é importante para garantir o nosso bem-estar, fortalecer a nossa autoestima e autoconfiança, o que nos possibilita uma melhor tomada de decisão frente aos desafios da vida.
Cuide-se bem! Você merece!
E finalizo com essa frase que gosto muito e traz ainda mais sentido pra este tema.
“Seja a sua prioridade. Isso é transformador e libertador. Ame-se até que cada pedacinho de você seja uma porção infinita de amor próprio e, depois disso, se ame ainda mais”. (Jorge Jacinto da Silva Jr)
E por último, minhas sugestões de livros:
- Seja seu próprio amor – Megan Lodan;
- Seja gentil com você. Por uma vida mais leve – Cindy Bunch;
- Autocuidado de verdade – Pooja Lakshmin e Lígia Azevedo;
- Como praticar o autocuidado – Chris Sage.
#autocuidado #protagonismofeminino #bemestar
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o autocuidado? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Edna Vasselo Goldoni
https://www.institutoivg.com.br
Confira também: Automotivação: O estímulo que está dentro de nós!
Pausa necessária
Pensando em devolver à sociedade um pouco do que havia conquistado, criou o projeto “Semeando Pérolas”, uma ação social que realizava em comunidades carentes, hospitais e empresas, empoderando mulheres e valorizando suas histórias. Em pouco tempo, foi convidada pela ONU para representar o Brasil no Congresso Mundial ONU Mulheres.
Nasce o Instituto
Em 2017, nasceu o IVG – Instituto Vasselo Goldoni com o objetivo de trabalhar o protagonismo feminino. Desde então, sua missão tem sido mostrar para as mulheres, o quanto elas são capazes de conquistar tudo o que quiserem.
Com grande força realizadora e muito senso de responsabilidade, segue à frente do IVG, trabalhando pelo empoderamento feminino, desenvolvimento e capacitação de mulheres, através de programas de mentoria, entre outras atividades diversas que ocorrem em paralelo com o mesmo foco: protagonismo feminino | empoderamento feminino | a força da mulher | liderança feminina | carreira de sucesso |
Participe da Conversa