Megatendências Globais 2030: Moldando Nosso Futuro!
Nesta postagem, começo por explicar quem é o centro de referência para o conteúdo que desenvolverei a seguir. O CIFS – Copenhagen Institute for Futures Studies assume que:
“O futuro não é de alguém em particular, mas de todos, e quer contribuir ativamente para a melhoria de nossa sociedade, o que implica em melhoria para o maior número possível de pessoas”.
Fundado em 1969, em colaboração com organizações públicas e privadas dinamarquesas, todas elas visionárias, para melhor qualificar a tomada de decisões por meio de estudos futuros. E, como consequência, para beneficiar a melhoria de nossa sociedade.
O CIFS funciona como um think-tank independente e sem fins lucrativos. Ou seja, reúne um grupo de estudiosos interdisciplinares para realizar pesquisas sobre políticas, questões ou ideias específicas. Ele está registrado como uma comunidade, possibilitando que organizações e indivíduos se tornem membros do instituto, obtendo acesso total às suas ofertas e conteúdos.
Hoje, o CIFS é uma entidade verdadeiramente global, trabalhando para e com organizações públicas, privadas e acadêmicas em todo o mundo, aplicando métodos de estudos futuros para resolver desafios. Por exemplo: a análise de megatendências, planejamento de cenários, avaliação de riscos, processos de inovação e previsão estratégica. O CIFS tem liderado globalmente o uso de métodos futuristas desenvolvidos para solucionar desafios estratégicos organizacionais e de negócios.
A metodologia adotada tem foco em apoiar os clientes nas estratégias de preparação para o futuro.
Seus métodos adaptados para atender desafios e necessidades específicos, alinhados ao conhecimento especializado desenvolvido ao longo de décadas de experiência. E é com toda essa competência que, em setembro próximo, o CIFS desenvolverá o evento que dá título a esta postagem: Megatendências globais 2030: moldando nosso futuro!
Conforme o instituto apresenta na sua comunicação do evento, o futurista John Naisbitt (famoso autor americano, falecido em 2021) disse certa vez que as tendências, assim como os cavalos, são mais fáceis de montar se mantivermos a direção em que eles já estão indo. Embora o futuro, a longo prazo, não possa ser certamente previsto, nem todos os aspectos do futuro são igualmente imprevisíveis. As megatendências se destacam como a única certeza relativa que temos, pois poderemos antecipá-las, ainda que pouco poderemos fazer para direcioná-las.
O evento, programado para os dias 4 a 8 de setembro, com um dia livre para networking em 6/9, objetiva que os participantes possam aprofundar sua compreensão das forças que moldam nosso mundo. Além disso, desenvolver mentalidade estratégica para o futuro. Espera-se uma plateia que trabalha com futuros e previsões, liderança executiva, consultoria estratégica, desenvolvimento de negócios, formulação de políticas, gerenciamento de riscos ou, eventualmente, quem só está interessado em conhecer o que se projeta à frente.
O conteúdo do evento será o seguinte:
- Introdução às megatendências, o que inclui detalhar conceito e desafios;
- O uso de megatendências como ferramenta para análises estratégicas de curto e longo prazos;
- Outras ferramentas e métodos de previsão para apoiar a análise de megatendências, identificando seus efeitos em negócios e organizações;
- A implicação das megatendências para o contexto organizacional do participante, fazendo-o aplicar ao seu caso em particular.
Como sou alguém que acompanha o trabalho do CIFS, vou adiantar agora os grandes temas a serem debatidos nesse evento, a partir do quadro a
Fica aqui o meu compromisso de trazer as principais conclusões, após a realização do evento Megatendências globais 2030: moldando nosso futuro! Até lá, ou mesmo independentemente disso, acredito que cada leitor poderá desde já refletir a respeito dos temas indicados no mapa, uma vez que são questões a nos impactarem, crescentemente. Provavelmente, para quem é coach, mentor ou consultor, atentem que é bem possível que seus clientes estejam enfrentando algum dilema nessas temáticas e precisam de apoio e direcionamento profissional.
Se você se animou com o trabalho do CIFS, conheça mais acessando o site. Uma sugestão é assinar a revista FARSIGHT, publicação trimestral que explora futuros possíveis com o objetivo de provocar e inspirar mudanças no presente. As análises são incluídas juntamente com artigos e entrevistas da equipe internacional de jornalistas especializados, para que cada edição ofereça um mergulho extenso e multifacetado em tópicos como futuro urbano, tecnologia, mobilidade, inteligência artificial, natureza e sustentabilidade, saúde e geopolítica.
Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as Megatendências globais 2030? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Até a próxima postagem!
Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br
Confira também: A colaboração no aumento de produtividade!
Participe da Conversa