A Construção da Experiência Positiva na Jornada do Atendimento ao Cliente
No final de semana eu e minha esposa decidimos passar num Shopping de São Paulo para almoçar, diante de tantas opções, escolhemos um restaurante que servia pratos “a la carte”. Ao entrar no espaço fomos recebidos com acolhimento, sorriso no rosto e direcionados para a mesa.
Durante toda a jornada percebemos a intenção dos garçons de tornarem a experiência positiva, interagindo, sendo simpáticos, ao mesmo tempo que nos davam espaço e privacidade.
Pedimos pratos diferentes, ambos com carne. Fomos servidos com rapidez, porém, notamos que o bife do prato da minha esposa passou bastante do ponto. Chamei a garçonete e ao perceber o estado do bife, pediu desculpas e sugeriu a troca imediata. Como um voto de confiança pelo atendimento prestado até o momento, aceitamos.
Pouco tempo depois a garçonete trouxe dois bifes no ponto que pedimos e antes de servir fez questão de verificar se estava no ponto que minha esposa desejava, pedindo desculpas novamente e desejando um excelente almoço. A comida estava bastante saborosa e mesmo diante da situação do bife, saímos satisfeitos com o atendimento.
Quero chamar a atenção à importância da jornada do usuário, a intenção de tornar a experiência do cliente positiva, pois a somatória de acertos como o acolhimento, energia transmitida pelo sorriso no rosto, a comida saborosa, o ambiente agradável, apresentação da comida, agilidade em resolver a situação, se sobrepôs ao problema ocorrido.
Resultados que são a ponta do iceberg e consequência da contratação de pessoas certas para a função do atendimento da linha de frente, treinamento da equipe, autonomia do time para resolução de problemas de forma ágil.
Então, lembre-se: Um bife queimado é ruim, mas não o fim.
Saber contornar situações é fundamental. A garantia de uma relação duradoura com seu cliente se estabelece a partir da construção da experiência positiva na jornada do atendimento.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a construção da experiência positiva na jornada do atendimento? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/
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