Por que é Importante Definir um Posicionamento Profissional?
No mercado competitivo de hoje, assim como as empresas, estabelecer uma posição profissional clara e diferenciada, se torna necessário para se destacar entre os demais profissionais.
O posicionamento profissional, refere-se a como você se posiciona na mente das pessoas.
Para se posicionar você precisa criar a sua marca. Não basta ser é preciso parecer ser!
Muitas vezes vemos excelentes profissionais, que geram valor para as empresas e para as pessoas, mas não tem notoriedade no mercado. Isso porque eles não se apresentam, não geram engajamento, não ganham notoriedade.
Entenda que não basta ter uma formação é preciso se destacar em algo dentro das suas atividades e ser reconhecido por outras pessoas.
É importante estabelecer uma identidade forte e consistente. Isso significa identificar seus pontos fortes, habilidades e conhecimentos e, em seguida, comunicá-los de forma eficaz ao seu público-alvo.
Ao fazer isso, você pode criar uma marca pessoal forte, que ressoe com os outros e mostre seu valor se destacando dos demais profissionais. As pessoas podem enxergar vários profissionais com a mesma formação que você, mas te escolham pelo valor que você oferece, porque sabem que igual a você não existe no mercado.
Mas para que isso aconteça você enquanto profissional precisa dar razões para o seu público te escolher!
Um ponto importante é você entender que tudo em você comunica! Você não consegue controlar o que as pessoas pensam e acham sobre você. Mas você pode sim, controlar o que você quer comunicar para as pessoas.
Os sinais, por meio da comunicação verbal e não verbal, seu currículo, sua atuação, resultados que você apresenta através do seu trabalho, como você interage com as pessoas, seu tom de voz, a segurança que você passa, seus valores e crenças. Tudo isso interfere na sua marca, e contribui para que as pessoas criem um significado na mente delas em relação a você, ao ponto delas te colocarem ou não como prioridade.
Quem você é, de fato, muito maior de como as pessoas te enxergam. Cabe a você escolher o que você quer oferecer para o mercado e como gostaria de ser reconhecido!
Quanto mais você mostrar às pessoas suas habilidades, dons, competências, resultados e sua proposta de valor, mais elas vão enxergar você com notoriedade naquele determinado assunto.
Coloque o holofote onde você acredita que faz sentido para o seu nicho, para o seu público-alvo, pois não adianta ofertar valor para quem não é o seu público, eles podem não te reconhecer…
Definir o seu nicho é uma etapa crucial no posicionamento profissional. Isso envolve a identificação de uma área ou indústria específica na qual você se destaca e tem um conhecimento profundo.
Ao se concentrar em um nicho, você pode se tornar um referencial em seu campo, o que, por sua vez, aumenta sua credibilidade e o diferencia dos outros profissionais.
Definir um posicionamento Profissional no nicho de atuação, a proposta de valor e o que te diferencia dos concorrentes, fará você se diferenciar dos demais.
Gostou do artigo?
Quer saber como definir seu posicionamento e poder se diferenciar dos demais profissionais? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: O Poder das Conexões Humanas: A importância de compartilhar, respeitar e valorizar as diferenças
Participe da Conversa