Manipulação Emocional nos relacionamentos afetivos: O que é, como identificar e como lidar com ela? (parte I)
Manipulação Emocional é quando uma pessoa se utiliza de palavras, gestos ou simulação de sentimentos para influenciar o outro consciente com o objetivo de conseguir o que deseja.
Nem sempre a Manipulação Emocional é fácil de ser identificada e pode estar presente principalmente em relacionamentos afetivos, se apresentando de forma sutil ou explícita, e pode ser compreendida como chantagem emocional.
É importante darmos a devida atenção às relações que estabelecemos ao longo da vida e ao que essas relações representam em nosso cotidiano e, consequentemente, aos impactos que elas trazem para a saúde mental das pessoas manipuladas.
Tanto a chantagem emocional quanto a Manipulação Emocional são as mais discretas das violências que podem ocorrer em um relacionamento e, de fato, em alguns casos podem denunciar e mascarar outros tipos de comportamentos mais sérios e transtornos mentais.
Todos nós, em algum momento da vida, já fizemos ou já fomos alvo de Manipulação Emocional. Aprendemos e desenvolvemos essa capacidade desde a infância, quando queríamos a atenção dos nossos pais.
Mas, é na idade adulta que a Manipulação Emocional passa a ser uma arma para alcançar objetivos.
É indiscutível a inteligência e a envolvência que as pessoas manipuladoras possuem. Em relacionamentos afetivos é uma forma de violência para o alcance de desejos e vontades incabíveis.
Fazer charme, negociar, entrar em acordo é saudável dentro de um relacionamento e certamente faz parte da convivência a dois. Por isso, cabe aprender a distinguir os jogos combinados dos jogos de manipulação.
A Manipulação Emocional, quando não identificada precocemente, tende a reprimir o livre arbítrio, dando ao manipulado, a sensação de estar sempre em débito ou a necessidade de satisfazer seus desejos.
Existem alguns sinais que podem facilmente ser identificados em manipuladores emocionais. O principal deles é a utilização de palavras para manipulação. Um manipulador pode dizer coisas de uma maneira que pareçam extremamente genuínas e honestas, escondendo suas verdades e muitas vezes condicionando ao manipulado o sentimento de culpa.
Na segunda parte deste artigo, vamos falar sobre esses sinais, e de que forma podemos identificá-los.
Até lá! Espero vocês em Setembro.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Manipulação Emocional e como lidar com os seus impactos na sua saúde mental? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.
Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/
Confira também: Desapego em Alta, Responsabilidade Afetiva em Baixa. E agora?
Participe da Conversa