Construir relacionamentos sólidos e saudáveis é fundamental para o crescimento profissional
Você sabia que 80% do sucesso de um profissional baseia-se no relacionamento e comportamento que ele tem ao longo da carreira, enquanto apenas 20% é conhecimento técnico?
Construir relacionamentos sólidos e saudáveis é fundamental para o crescimento profissional. Além disso, a maneira como você se comporta no ambiente de trabalho e como se relaciona com seus pares, superiores, liderados, clientes e fornecedores, pode ter um impacto significativo em sua carreira.
No mundo atual, onde as relações interpessoais são cada vez mais necessárias e requerem uma comunicação assertiva, empática e respeitosa, com diversos tipos de pessoas, em diversos cenários, a inteligência emocional se tornou uma habilidade primordial.
Mas nem sempre, o profissional está preparado, para agir e reagir diante de situações tensas e conflitantes, não é mesmo?!
A inteligência emocional refere-se à capacidade de identificar, compreender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros.
Saber ser conhecer e conhecer o outro é fundamental para o bom relacionamento interpessoal.
O ser humano age e reage de acordo com fatores internos e externos. Os fatores internos incluem funções biológicas, temperamento, personalidade, valores e crenças de uma pessoa. Por outro lado os fatores externos incluem o ambiente na qual ela está inserida. A cultura, sua educação e as experiências de vividas ao longo da vida.
O relacionamento interpessoal flui mais harmônico quando você consegue entender o cenário no qual está inserido. Quando você conhece o contexto de cada situação, separando fatos de sentimentos. E quando você sabe reconhecer as ações e reações, sejam elas suas ou do outro,
Profissionais que se conhecem e sabem identificar o perfil do outro e como ele gosta de ser tratado, consegue conduzir uma conversa mais assertiva, conforme o perfil de cada pessoa, e constroem relacionamentos mais fortes e conexões saudáveis para sua carreira.
Compreender a si mesmo e ao próximo, principalmente para os líderes que precisam dar o exemplo e criar conexão com suas equipes através de uma comunicação assertiva, é fundamental.
Equipes emocionalmente inteligentes têm maior probabilidade de trabalhar de forma coesa e eficaz, resultando em maior produtividade e satisfação no trabalho.
Empresas que tem profissionais com alto nível de inteligência emocional, que sabem lidar com diversas personalidades, ações e reações, principalmente na alta e média liderança, criam um clima organizacional mais fluído e positivo para todos, replicando essa cultura para as equipes.
Por fim, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.
Conte comigo neste processo de desenvolvimento!
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Quer saber mais sobre como relacionamentos sólidos e saudáveis é fundamental para o crescimento profissional e a inteligência emocional é sua aliada nesta jornada? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
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