fbpx

Não existe sustentabilidade, com pessoas adoecendo na empresa!

Falar de saúde mental, dentro das empresas e na vida, ainda é um enorme tabu. Falar de sustentabilidade não é falar apenas de meio ambiente. É preciso entender que o futuro da sustentabilidade começa com o cuidado das pessoas.

ESG: Não existe sustentabilidade, com pessoas adoecendo na empresa!

Não existe sustentabilidade, com pessoas adoecendo na empresa!

Começo com essa forte provocação.

No mundo corporativo ainda existe uma dicotomia entre sustentabilidade e gestão de pessoas. É como se, ser sustentável ainda fosse vista apenas como meio ambiente.

O termo ESG (Environmental, Social and Governance), tem ganhado alta visibilidade, graças à preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade.

Já aprendemos e evoluímos muito nessa jornada de “juntar partes” e olhar o negócio, a produtividade e as pessoas de uma forma mais integrada e sistêmica, porém ainda temos muito a percorrer.

ESG é um tema que está na pauta do mundo dos negócios hoje e que veio para ficar. É um acrônimo, que na tradução se refere as 3 dimensões: ambiental, social e governança.

Não é um tema novo, nem tão pouco uma evolução da sustentabilidade, como muitos pensam. ESG é a própria sustentabilidade – é o olhar do setor financeiro sobre ela.

Os principais desafios do S, o Social do ESG permeiam temas chaves como, por exemplo: direitos humanos, relações de trabalho, leis trabalhistas, diversidade e inclusão, desenvolvimento e carreira, saúde e segurança no trabalho, relacionamento com a comunidade local, bem-estar e saúde mental.

Saúde mental, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, é:

“um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar as suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.”.

Na prática, está relacionada à forma como cada um de nós reage as exigências, mudanças e desafios da vida e tem a ver com uma constante busca de equilíbrio, ou seja, tem uma parte que é da empresa e outra que é de responsabilidade de cada um!

Falar de saúde mental, dentro das empresas e na vida, ainda é um enorme tabu – significa quebrar mitos e descortinar crenças e pré-conceitos, como o de que ser produtivo é trabalhar muitas horas e o de que “vestir a camisa” significa abrir mão da vida pessoal, trabalhando de modo desfreado.

A pandemia veio colocar ainda mais luz no tema saúde mental – ansiedade, depressão, burnout etc e o ESG com suas medidas de desempenho veio colocar ainda mais pressão na forma como a empresa está (ou não está), gerenciando o ambiente e cuidando das pessoas – de forma responsável e sustentável.

Para isso, é preciso mudar! É preciso uma nova forma – de liderar, de educar, de gerenciar carreiras, de medir e reconhecer resultados, de comunicar, de cuidar da gente, de integrar partes…

O quanto está preparada(o) para essas mudanças?

Para te inspirar a agir, trago 3 dicas práticas de como você pode ser um agente de mudanças e fortalecer o S do ESG na sua empresa e na sua vida:

  1. Faça várias pausas estratégicas no seu dia. É preciso parar e respirar para recuperar e para criar. Uma mente cansada pode chegar ao esgotamento;
  2. Promova e cultive espaços de escuta e de fala. Falar não substitui terapia, mas é terapêutico. Ofereça a sua escuta, às vezes o que nós precisamos é apenas nos sentir ouvidos, vistos, com voz;
  3. Cuide da sua “máquina” – seu corpo, sua parte física é a base para que todo o resto funcione bem. Insira 1 dose de movimento e de saúde no seu dia e lembre-se: a constância é mais importante que a intensidade.

Que tal criar e monitorar metas e reconhecimentos para cada dica e passo dado? Consciência, diálogo, gestão e reconhecimento são peças chaves para sustentar uma vida, uma cultura, um negócio sustentável!

Eu sou Ellen Ravaglio e a minha coluna “Alta Performance & Saúde Mental” tem como objetivo instigar a exercitar o autocuidado, o cuidar do outro e do negócio de forma consciente e sustentável.     

Gostou do artigo?

Quer conversar mais sobre como promover a saúde mental e a sustentabilidade na sua vida, no seu negócio? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Forte abraço,

Ellen Ravaglio
https://www.vikaas.com.br
www.linkedin.com/in/ellenravaglio-coach-lideres
vikaas@vikaas.com.br

Confira também: O que vem depois da Zona de Conforto?

 

⚙️ VIKAAS
Ellen Ravaglio é apaixonada pelo Desenvolvimento Humano & Organizacional. Mãe da Leticia & do Henrique. Psicóloga, Coach Executiva credenciada ACC pela ICF – International Coaching Federation. Mentora de Líderes. Professora. Escritora. Cofundadora da VIKAAS Liderança & Gestão. Possui 25 anos de experiência no mundo corporativo. Como RH de grandes indústrias, gerenciou projetos estratégicos de Desenvolvimento de Líderes & Times, Gestão de Carreiras e Cultura & Clima Organizacional. Como Consultora & Coach, desenvolveu e facilitou experiências de aprendizagem e processos de desenvolvimento com foco em Alta Performance & Saúde Mental em empresas como: Malwee, Bunge, Air Liquide, FIESC- Federação das Indústrias de SC, FINI, Petrobrás, Whirlpool, AMATA, Urbano Alimentos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa