Bem-Estar: A Satisfação de Economizar e Poder Viajar!
Esta semana me deparei com uma questão numa rede social; uma mulher perguntava ao grupo como faziam para manter a frequência de suas viagens.
As respostas foram as mais diferentes possíveis, cada uma contava a sua estratégia, mas percebi que existia um ponto em comum, fazer uma poupança mensalmente, destinar uma porcentagem de seus ganhos para poder usufruir de momentos prazerosos pela vida. Algumas lembravam que episódios não previstos, poderiam interferir.
Caro leitor, você pode me perguntar se a educação financeira é minha área de atuação, mas devo dizer que no aspecto que tange o bem-estar e a saúde mental e física, sim.
O meu objetivo aqui, será falar a respeito dos reflexos na saúde física e mental destes dois quesitos, que são a importância de um equilíbrio financeiro e os benefícios de viajar.
Para isso lembro a Teoria de Maslow, onde através de uma pirâmide descreve os níveis hierárquicos de satisfação do ser humano.
Na base estão os fatores primordiais para a sobrevivência, que são as necessidades básicas, depois as necessidades de segurança, necessidades sociais, evoluindo para necessidades mais elevadas, de autoestima e autorrealização. Em poucas palavras, precisamos do básico para ascender a nossas realizações pessoais mais elevadas.
Pesquisas mostram que, as dificuldades financeiras de uma pessoa podem gerar estresse, e dependendo dos níveis de endividamento, levar a depressão e até ao suicídio. Tudo pode começar por um desiquilíbrio, contraindo créditos, sem avaliar seus limites; ou um imediatismo de consumo sem planejamento; ou até mesmo uma pressão social para manter um status.
Por outro lado, o equilíbrio financeiro gera bem-estar e permite tranquilidade emocional e saúde.
Considerando estes aspectos, podemos entender que se a pessoa tiver uma condição financeira que permita a satisfação de suas necessidades básicas, e uma educação financeira, poderá elevar sua autorrealização, investir para realizar seus sonhos, inclusive boas viagens.
No livro “O fator bem estar” seus autores Tom Rath e Jim Harter, ao relatarem diversas pesquisas ao redor do mundo, consideram que não é o que se ganha, mas sim como se gerencia o que se ganha, que gera o bem-estar de uma pessoa.
Nesse mesmo livro, mencionam que investir em viagens, traz maior bem-estar do que bens materiais, o conhecimento adquirido e as lembranças, tem maiores benefícios na saúde das pessoas.
Viajar para perto, ou para longe, sempre ativa conexões que trazem emoções. Para que isso seja possível, precisamos de planejamento, decidir para onde ir, com alguém ou sozinho. Além disso, custos gerais, tempo destinado…. Ou seja, fatores previsíveis.
“Todo cérebro que não está recebendo, está perdendo. Tudo que não está crescendo, está diminuindo. Tudo que não está se renovando, está morrendo”
Essa foi uma menção do professor e filósofo Leandro Karnal ao falar da importância de novas experiências na vida das pessoas.
Observamos que os benefícios de viajar são:
- Aumento da criatividade;
- Aquisição de novas experiências;
- Aumento do contato com a natureza;
- Aumento da esperança;
- Renovação das perspectivas;
- Oportunidade para descansar e diminuir o estresse.
Anos atrás assisti uma entrevista de uma senhora, que tinha sido empregada de uma família, onde lhe ensinaram que deveria dividir seu ganho mensal em comida, moradia, saúde, educação e poupança. Começou a utilizar esse aprendizado.
Anos depois, ela se tornou dona de uma barraca na praia de Copacabana, além de ter algumas propriedades na comunidade onde vivia. E ainda mostrava generosidade com as pessoas.
O fato é, se você conseguir organizar os seus ganhos e destinar uma porcentagem para viajar, pode contribuir para o seu bem-estar e ajudar a diminuir o estresse inevitável, e muitos outros benefícios.
“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu.” (Almir Klink)
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a importância de um equilíbrio financeiro e os benefícios de viajar? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Natália Marques
Psicóloga/Coach/Palestrante
@nataliamarquespsicologa
Confira também: O Efeito Real das Férias na Sua Saúde: Fatos que Você Precisa Saber!
Participe da Conversa