O Segredo da Longevidade: Aproveite a Vida seja lá a sua idade!
Você vive sua idade ou deixa passar o tempo até não ter mais idade?
Quando me perguntam: o que pode acontecer com a idade ou o que pode ser feito em certa idade?
Prontamente respondo:
– Depende.
– Dos hormônios, doutora?
– Não, de você.
Idade é um substantivo feminino que significa “o tempo de vida decorrido desde o nascimento até uma determinada data tomada como referência.“
Em quase vinte anos de formada atendendo o universo feminino e entendendo as nuances hormonais, fisiológicas bem como mentais de ser humano, vi paciente de 86 anos iniciar academia e renovar carteira de motorista. Vi também de 60 correr maratonas, de 54 fazer aula de wakeboard, de 46 tentar engravidar assim como de 34 reclamar de dores da maturidade. E recentemente de 27 achar que a libido abaixou por causa da “idade”.
Que máquina mágica e fantástica é esse mesmo cérebro que embebido ou desprovido de dopamina, serotonina e noradrenalina é capaz de mudanças comportamentais que, de fato, não dependem da idade.
Mas e o corpo?
Depende dos hábitos, da demanda, da produtividade bem como da carga e da recarga de energia.
Um corpo mal cuidado, sem atividades, sobrecarregado, sem descanso e mal nutrido sente a influência das toxinas na senescência* celular antes mesmo de envelhecer. E, neste caso, a mente acompanha e, por conseqüência, adoece.
* Senescência é o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo.
Um corpo bem cuidado, trabalhado, exercitado, bem alimentado, que tem horas cruciais de descanso e bem-estar, produz e reproduz, vive e sobrevive, vai longe e rejuvenesce. Assim o cérebro agradece e se embebe de neurotransmissores do bem.
Os comandos estão ali esperando serem dados. O corpo vem junto esperando os comandos. A vida cerca tudo e traz as experiências. O tempo passa ou para ao bel prazer desse cérebro que transmite milhões de impulsos por segundo, faz conexões intermináveis e permite trajetos neuronais inimagináveis.
Então qual seria o segredo da longevidade? Um cérebro ou um corpo saudáveis?
Eu digo: ambos.
E uma alma leve e um coração alegre. Dispostos a viver cada minuto de qualquer idade.
E você, vive sua idade ou deixa passar o tempo até não ter mais idade?
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como ter longevidade saudável, aproveitando a vida sempre e em qualquer idade? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Prazer, Clarissa!
Clarissa Marini
https://www.instagram.com/clamarini/
Confira também: O Tempo é o Senhor das Verdades!
Participe da Conversa