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Você é uma pessoa assertiva ou agressiva?

Você sabe a diferença entre ser assertivo e se tornar agressivo? Tem muita gente confundindo e achando que falar tudo que pensa, doa a quem doer, é assertividade. Aprenda o que é ser uma pessoa assertiva e comece a colocar em prática hoje mesmo.

Você é uma Pessoa Assertiva ou Agressiva?

Você é uma pessoa assertiva ou agressiva?

Você sabe a diferença entre ser assertivo e se tornar agressivo? Tem muita gente confundindo e achando que falar tudo que pensa, doa a quem doer, é assertividade.

Semana passada, durante uma aula em um curso que frequento, uma das colegas online indicou um livro sobre o assunto que estava sendo discutido. Imediatamente outra, que estava no presencial vociferou: “esse livro é uma porcaria!” (ou algo parecido) e começou a explicar seu posicionamento com frases depreciativas.

O mal-estar foi visível. Não que ela não pudesse expressar sua opinião, mas podia fazer isso de uma maneira mais educada – ou assertiva – demonstrando respeito pelas opiniões alheias.

A assertividade é um estilo de comportamento, bastante visível na comunicação. Pessoas assertivas expressam suas opiniões e emoções, sejam positivos ou negativos, de maneira firme, sem hostilidade. Não importa a situação demonstram equilíbrio, respeitando o direito dos outros de expressarem opiniões diferentes.

Já o comportamento agressivo – violências físicas à parte – inclui críticas agressivas, comentários maldosos, negativos ou ofensivos, manipulação emocional, tom de voz alterado e até ataques verbais. Além de criar um ambiente negativo, prejudica enormemente as relações interpessoais.

Embora seja uma das soft skills mais apreciadas pelas empresas, a assertividade na comunicação é a base de todo relacionamento interpessoal, seja profissional, social ou íntimo. Isso porque uma pessoa com comportamento assertivo defende seus pontos de vista e interesses de maneira construtiva, sempre levando em conta a posição e as necessidades dos outros, ainda que seja o contrário do que pensa.

Isto é ser assertivo:

  • Expressar opiniões, sentimentos e necessidades diretamente, sem rodeios, de maneira clara e direta, sem alterar-se, usando tom de voz e linguagem corporal calmos;
  • Respeitar, reconhecer e valorizar tanto as próprias necessidades, sentimentos e opiniões, quanto as dos outros, buscando o equilíbrio;
  • Impor limites dizendo “não” quando necessário, sem se sentir culpada, estabelecendo fronteiras saudáveis;
  • Estar aberto para feedbacks aceitando críticas de maneira construtiva sem reagir defensivamente, mesmo que não concorde;
  • Ouvir atentamente o que os outros falam, demonstrando respeito e contribuindo para uma comunicação eficaz – escuta ativa;
  • Ter humildade para reconhecer o que não sabe sem sentir-se diminuído;
  • Ser capaz de sentir empatia colocando-se no lugar da outra pessoa para entender seus sentimentos e posições.

Já a agressividade na comunicação demonstra claramente a falta de respeito pelos sentimentos e direitos dos outros, já que a pessoa agressiva procura impor suas ideias e opiniões sem levar em conta as necessidades alheias. O comportamento geralmente é intimidador refletindo a necessidade de controlar através da força verbal e as opiniões são expressas de maneira hostil, valendo-se do sarcasmo ou da ironia numa linguagem ofensiva.

Outros dois comportamentos que fazem parte da comunicação agressiva são a dificuldade em aceitar “não” e a reação defensiva a qualquer feedback. Quando confrontadas podem ser hostis recusando-se a considerar outras perspectivas: estão sempre na defensiva culpando os outros por suas dificuldades.

Comportamento se aprende

Sim, comportamentos podem mudar. Mas o esforço deve ser contínuo e a disposição para aprender e crescer emocionalmente, autêntica. O processo de Coaching conta com muitas ferramentas para desenvolver a assertividade, principalmente na comunicação. Uma boa terapia também pode ajudar a lidar com a agressividade.

O primeiro passo é buscar o autoconhecimento, refletindo sobre suas próprias emoções e gatilhos que levam a um comportamento agressivo e identificando os padrões de comportamento que costuma repetir:

  • Reconhecer que as consequências do comportamento são negativas e impactam suas relações profissionais, sociais e pessoais;
  • Aprender a se colocar no lugar dos outros para entender como suas ações afetam as pessoas, reconhecendo e validando o que sentem;
  • Desenvolver a comunicação tanto falando quanto ouvindo. Praticar a escuta ativa para compreender os pontos de vista dos outros e expressar seus próprios pensamentos e sentimentos com clareza e respeito;
  • Evitar ultrapassar fronteiras nos relacionamentos estabelecendo limites saudáveis para si mesmo e para os outros;
  • Usar estratégias para lidar com a raiva, o estresse e a impaciência evitando agir impulsivamente ao responder a emoções intensas. Aprender a refletir antes de agir;
  • Desenvolver habilidades para resolução de conflitos para manter o foco em soluções construtivas.

Acima de tudo, é importante reconhecer que a responsabilidade pelo comportamento é sua e assumir que às vezes é necessário dar um passo atrás e pedir desculpas quando extrapolar os limites. Tudo é uma questão de consciência.

Desenvolver a assertividade é um processo contínuo e é natural cometer erros durante o processo. Só a reflexão constante sobre os comportamentos assumidos e a prática consistente  podem ajudar a melhorar as habilidades assertivas.

Então, depois de todas essas reflexões, como você acha que a colega de curso, lá do começo, poderia ter expressado sua opinião sobre o livro sem desrespeitar a outra e sem causar mal estar? 

E você tem sido uma pessoa assertiva ou agressiva?

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre com ser uma pessoa assertiva por meio da sua comunicação? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.

Isabel C Franchon
https://www.q3agencia.com.br

Confira também: Tecnologia e Saúde Mental: O equilíbrio que faz toda a diferença!

 

Isabel C Franchon, Coach desde 2008, atua com o Desenvolvimento Profissional e Pessoal voltados para a Carreira, Competências, Liderança, Comunicação Interpessoal, Compliance & Ética e Coaching de Times. Facilita Workshops, Treinamentos e Oficinas em empresas de médio/grande porte através de empresa própria e em parceria com Consultorias de DH. Graduada em Jornalismo, tem MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores, pela FGV; Pós-graduação em Transdisciplinaridade em Saúde, Educação e Liderança, pela Universidade Holística Internacional; Especialização em Marketing pela MM School; Formação em Compliance Anticorrupção, pela LEC; Especialização em Metodologia QEMP para empreendedores, pela Clinton Education. Fez formação em Master, Executive, Leader & Business Coach, pelo Behavioral Institute. Certificada em Positive Coaching Com Robert Dilts e Richard Moss. É membro do International Coaching Council (ICC) desde 2008.
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