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De quem é a responsabilidade pela cultura organizacional?

Descubra como evoluir de um líder tradicional e se tornar um líder estratégico, investindo em autoconhecimento e habilidades para conduzir equipes com eficácia e atingir resultados extraordinários.

Cultura Organizacional: De quem é a responsabilidade por ela?

De quem é a responsabilidade pela cultura organizacional?

A cultura organizacional deve estar alinhada a missão, visão e objetivos da empresa, bem como aspectos das decisões e ações da companhia, como direção, planejamento, organização e controle, para que se possa representar melhor a organização.

Partindo deste princípio a responsabilidade pela cultura organizacional é de todos os colaboradores, incluindo alta direção, líderes e equipes de RH.

Proporcionar boas experiências aos colaboradores é fundamental para que a empresa valorizar a marca, elevar a produtividade, reter talentos e consequentemente conquistar bons resultados.

A alta liderança não só pode, como deve contribuir com o time de Recursos Humanos para o desenvolvimento da cultura organizacional. Por exemplo:

  1. Definir e comunicar os valores e a visão da empresa: A alta liderança pode estabelecer e comunicar os valores centrais e a visão da empresa, garantindo que todos os membros da equipe estejam alinhados com esses princípios;
  2. Modelar o comportamento desejado: Os líderes sêniores devem ser exemplos do tipo de comportamento e atitude que desejam ver em toda a organização. Eles podem demonstrar os valores da empresa em suas próprias ações e decisões;
  3. Criar oportunidades de desenvolvimento: A alta liderança pode promover a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal e profissional, incentivando programas de treinamento e mentoria;
  4. Promover a transparência e a comunicação aberta: Os líderes podem criar um ambiente onde a transparência e a comunicação aberta sejam valorizadas, criando canais para que os funcionários possam compartilhar ideias e feedback;
  5. Reconhecer e recompensar comportamentos alinhados com a cultura organizacional: A alta liderança pode garantir que os funcionários que exemplificam os valores da empresa sejam reconhecidos e recompensados por seus esforços.

Essas são apenas algumas maneiras pelas quais a alta liderança pode contribuir para o desenvolvimento da cultura organizacional.

Lembrando que cada empresa é única, portanto, é importante adaptar essas sugestões aos valores e à realidade específica da organização.

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Quer saber mais sobre quem é responsável pela cultura organizacional? Então, entre em contato comigo. Eu terei o maior prazer em lhe ajudar!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
https://www.linkedin.com/in/grazielaheusserazeredo/

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Graziela Heusser Azeredo é administradora apaixonada por pessoas e negócios. Possui perfil nexialista é uma profissional versátil, organizada e orientada a resultados, com mais de 20 anos de atuação no mercado Financeiro, Seguradoras, Cooperativas de Crédito, Consultorias e Startups. Atualmente atua como Conselheira Consultiva, Business Advisor e Mentora de Líderes e Executivos. Ajudando empresas e profissionais prosperarem de forma estratégica e sustentável.
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