Debate polêmico: O Endomarketing é capaz de educar para as estratégias da empresa?
Que o Endomarketing é uma ótima estratégia para engajar e reter talentos quase todo mundo já sabe. Mas será que todos conhecem a sua capacidade de comunicar e educar equipes para envolverem-se nas estratégias organizacionais? No artigo de hoje quero mostrar como isso é possível.
Quando uma organização estabelece estratégias, ela define metas e objetivos, e espera-se que tais informações sejam transmitidas às equipes juntamente com o que se espera de cada um para o atingimento de cada etapa. Juntamente com essa informação é comum se estabelecer um comportamento organizacional. Em outras palavras, a forma como as equipes e profissionais passam a se comportar diante daquelas metas e objetivos. E, claro, na rotina diária com os colegas, clientes e os diferentes relacionamentos da instituição.
A partir desse comportamento é possível perceber sinais acerca do clima organizacional e com esses dados iniciais temos um “prato cheio” para o trabalho da equipe de endomarketing.
Para compreender melhor: se ao estabelecer estratégias os líderes pensarem inicialmente em como podem engajar os indivíduos e equipes da empresa – eles já estarão meio caminho andado rumo ao objetivo estabelecido.
Com uma equipe ciente da importância das estratégias criadas, compreendendo seus ganhos e sendo parte do projeto fica muito mais fácil levar a estratégia adiante e atingir cada uma das metas até, finalmente, alcançar o objetivo final.
Mas e como é possível usar o endomarketing para isso?
Criando estratégias que trabalhem o compromisso e lealdade dos colaboradores! Isso pode ser feito a partir de programas que estimulem a participação ativa de todos os profissionais nas propostas e projetos da empresa, dando voz a todas as áreas e colaboradores.
Isso dá a sensação de pertencimento e melhora o clima na organização. Ao ver sua ideia sendo colocada em prática, o profissional se sente capaz e motivado a buscar sempre um ponto de melhoria tanto em si mesmo como na empresa.
A equipe de estratégia só pode colher bons frutos quando o operacional é levado em conta. Afinal quem melhor do que o operacional para enxergar na ponta tudo aquilo que funciona ou não funciona quando colocado em prática? Portanto, acolher todas as ideias é um ótimo começo, mas não para por aí não.
E já que uma das metas do Endomarketing é melhorar a relação profissional x empresa e prezar pela qualidade de vida dos funcionários, é fundamental buscar ações que além de informar os projetos da empresa, busque encontrar formas de fazer com que os clientes internos possam escolher os projetos de maior significado e identificação para participar.
Que tal engajar os profissionais da sua empresa em projetos que eles sonham em atuar ainda que não faça parte das suas atividades atuais? Como uma forma de experienciar a área pleiteada?
Incentivos financeiros também são válidos para estimular a participação e engajamento. Mas a motivação vai muito além do financeiro e outros benefícios podem fazer parte do pacote. Desde jornadas e locais de trabalho flexíveis até líderes competentes e inspiradores.
Portanto, não existe polêmica nenhuma! É claro que o Endomarketing é uma excelente ferramenta para engajar, alinhar e educar as equipes para os objetivos da empresa. Uma equipe bem gerida, ouvida e valorizada vai trabalhar com empenho e dedicação às metas da empresa que faz a diferença na sua vida.
Compartilhe conosco quais as táticas que sua empresa usa para que os profissionais e equipes tenham conhecimento e participação nas estratégias organizacionais.
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Quer saber mais como o Endomarketing é uma excelente ferramenta para engajar, alinhar e educar as equipes para os objetivos da empresa? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você.
Até a próxima!
Um grande abraço,
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
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