Biblioterapia Filosófica: Uma abordagem terapêutica que combina a exploração de textos com a prática da leitura reflexiva
Existem inúmeros motivos para que, de um modo geral, as pessoas estejam se distanciando do pensamento crítico neste século XXI.
Cada vez mais são buscadas soluções prontas, rápidas e que não exigem muita reflexão. Estamos nos acostumando a não pensar muito, apenas consumir o que recebemos ou observamos, quase que de uma forma automática.
Com tantas mídias sociais e facilidade de comunicação instantânea, parece um paradoxo a quantidade de pessoas que relatam sofrerem com a solidão e a falta de sentido de vida. Deixaram de buscar o seu propósito e não têm um razoável controle de suas emoções.
Buscando na Internet, podemos encontrar inúmeros treinamentos que ensinam as pessoas a reaprenderem a respirar corretamente para voltarmos a respirar como fazíamos na infância.
Nada mais justo então, que utilizemos técnicas e estímulos para que as pessoas reaprendam a pensar e serem suficientes para trilhar o próprio caminho.
Práticas filosóficas nos permitem aprender a pensar, analisar e refletir sobre um assunto, portanto é claro que podemos utilizá-la para tal fim. Como seria inviável um longo curso de Filosofia para a maioria das pessoas, então podemos empregar métodos práticos baseados na Filosofia que auxiliem, e muito, nesta tarefa.
A Biblioterapia Filosófica é uma abordagem terapêutica que combina a exploração de textos com a prática da leitura reflexiva para promover o autoconhecimento, a reflexão crítica e o crescimento pessoal.
Utilizando a leitura de livros e artigos diversos com a função terapêutica, essa modalidade de biblioterapia busca estimular a mente. E aprofundar a compreensão do indivíduo sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor.
Por meio da análise de conceitos filosóficos, dilemas éticos e perspectivas existenciais presentes na literatura filosófica, a biblioterapia filosófica oferece um espaço para a reflexão profunda, o questionamento e a busca por significado, proporcionando insights que podem contribuir para a resolução de questões pessoais e o desenvolvimento de uma visão mais ampla e fundamentada da vida.
Sempre lembrando que só com autoconhecimento uma pessoa pode ser inteira.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a Biblioterapia Filosófica que utiliza a leitura como função terapêutica para promover o autoconhecimento, a reflexão crítica e o crescimento pessoal? Então, entre em contato comigo. Com certeza será um prazer te ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Envelhecimento da população está afetando o Mercado de Trabalho
Participe da Conversa