Posicionamento Pessoal e Profissional: Seu Sucesso depende dele!
Saiba mais sobre a importância do Posicionamento Pessoal e Profissional
* Com apoio de Gabriel Vito Soares Passadori
Tenho observado junto aos meus alunos e mentorados, uma contínua preocupação em ter clareza no posicionamento – palavra que significa um conceito crucial em diversos contextos, desde estratégias de marketing até interações sociais e políticas. Refere-se à maneira como algo ou alguém é percebido, entendido ou diferenciado em relação a outros dentro de um determinado contexto.
De maneira mais simples, quero subdividir, para essa análise, o posicionamento em dois setores fundamentais: o posicionamento profissional e o pessoal.
1. POSICIONAMENTO PROFISSIONAL
No posicionamento profissional, encontramos as diretrizes, transformadas em ações e atitudes de uma organização, fundamentais para a diferenciação em relação a outros competidores. É uma ferramenta estratégica que direciona e orienta decisões e ações tanto da empresa quanto das pessoas nela envolvidas.
Esse posicionamento estratégico é a forma como uma marca se apresenta e se diferencia das demais no mercado, cada vez mais competitivo, por meio de uma proposta de valor exclusiva e direcionada a um determinado público-alvo, incluindo sua exclusividade, valores, propósito, sua visão e cultura, além de necessidades e desejos.
Há vários tipos de posicionamentos, no contexto profissional, sendo os mais comuns:
- Marketing e branding: No marketing, o posicionamento é a maneira como uma marca se apresenta aos consumidores em relação aos concorrentes. Isso envolve identificar e comunicar os pontos fortes e diferenciais da marca para que ela seja percebida de maneira única e valiosa pelo público-alvo.
- Segmentação de mercado: O posicionamento ajuda as empresas a segmentarem seu mercado-alvo com base nas necessidades, desejos e características dos consumidores. Ao entender como os consumidores percebem diferentes marcas ou produtos, as empresas podem adaptar suas estratégias para atender às necessidades específicas de cada segmento.
- Política: Em políticas, partidos e candidatos também buscam posicionar-se de maneira atraente para os eleitores. Eles fazem isso enfatizando certas políticas, valores ou ideologias que ressoam com o público-alvo e diferenciando-se de seus oponentes.
- Competição: Em qualquer contexto competitivo, seja no mercado, na política ou em outros campos, o posicionamento adequado pode ser crucial para se destacar e alcançar o sucesso. Isso pode envolver identificar nichos não atendidos, adaptar-se às tendências do mercado ou capitalizar em pontos fortes exclusivos.
Para a implantação de um sistema de posicionamento são necessários diversos estudos, tendo como diretrizes principais, a maneira que uma marca se apresenta, se direciona e se distingue das demais no mercado, por meio de uma proposta de valor exclusiva, orientada para um determinado público.
Conforme Philip Kotler: “Boas empresas atendem necessidades, grandes empresas criam mercados”. Para estruturar o posicionamento, destaco alguns itens que podem ajudar as empresas:
Posicionamento é…
- Simplificar a mensagem;
- Uma proposta a longo prazo;
- Pioneiro no mercado;
- O que você e faz na cabeça do cliente;
- Ter a mente do cliente como objetivo;
- A base para o desenvolvimento de todas as outras estratégias;
- O que toda a equipe deve respirar, defender e inspirar suas ações e atitudes;
- Precisar renunciar a algo para conquistar uma posição única;
Ter um nome forte e descritivo, primeiro ponto de contato entre a mensagem e a mente.
2. POSICIONAMENTO PESSOAL
No âmbito pessoal, o posicionamento refere-se à maneira como pessoas se apresentam às outras e como são percebidas em diferentes contextos sociais ou profissionais. Isso pode influenciar suas interações e oportunidades.
Podemos, então, considerar hoje o Branding Pessoal, pois assim como as marcas, as pessoas também podem se beneficiar do desenvolvimento de um posicionamento claro e consistente. Isso envolve identificar seus valores, habilidades e experiências únicas e comunicá-los de forma eficaz para destacar sua singularidade e atratividade.
Alguns itens fundamentais para essa clara definição do posicionamento e todo cuidado deve ser direcionado nesse sentido. Em outras palavras, não é adequado se construir uma imagem que não transparece a verdade e os reais valores de quem deseja ter projetada a sua marca pessoal.
Você, muito provavelmente, já se deparou com pessoas aparentemente bem-sucedidas, sorridentes, maquiadas, falando bonito, usando frases de impacto de autores renomados e fotos de lugares maravilhosos, correto? Mas que na realidade são pessoas projetando inverdades e quando saem dos holofotes da mídia não são nada daquilo que divulgaram.
Um posicionamento pessoal efetivo deve estar profundamente atrelado ao propósito de vida, visão, missão, valores, crenças e compromissos pessoais e esse conjunto de atitudes e comportamentos somados constroem uma imagem coerente com os objetivos que uma pessoa deseja alcançar.
Um posicionamento pessoal pressupõe a coragem de assumir uma postura diante da vida e quebrar algumas barreiras da própria formação de personalidade, destacando-se:
- Dizer não (ou sim) sem sentir culpa, desvinculando-se da preocupação de desagradar ou magoar outras pessoas;
- Não sentir culpa nem constrangimento pelo que não tem a ver com você e suas decisões;
- Assumir firmemente suas decisões e escolhas, mas não se esquecendo de assumir as responsabilidades dessas escolhas e decisões;
- Pensar bem, ao se posicionar, avaliando as consequências que poderão ser funestas, por isso, uma boa dose de bom senso, coerência, maturidade pode te ajudar a fazer escolhas sábias, edificadoras, transparentes e que refletem os seus valores como pessoa e com sua essência;
- Desvincular-se de mandatos e contratos que não tem mais sentido nessa fase da sua vida, afinal tudo muda, as pessoas mudam, evoluímos e podemos repensar os rumos da nossa vida que se renova a cada tempo;
- Atrelar suas decisões à sua felicidade, ao que lhe é precioso, afinal a vida é sua, ninguém a viverá por você e como ser soberano, cabe a você decidir. Basta não ser inconsequente, ter vida ilibada, saber seus limites, pautar a sua vida pelos valores que escolheu, afinal seu posicionamento deve ter sentido para você e sua vida.
- A partir daí, divirta-se e saboreie essa construção que pode favorecer sua trajetória e prosperidade, além de sucesso na vida em todos os sentidos.
Poderá cuidar da sua imagem, sua proposta de valor, aprimorar continuamente sua habilidade de comunicação e desenvolver outras competências socioemocionais, para mostrar quem você é, pensa e sente, além disso, cuidar de você, alimentando-se bem, praticando exercícios físicos, cuidando de sua saúde física, mental, espiritual, dormindo o necessário, conforme sua natureza, cuidando do asseio corporal, da sua imagem, das roupas que veste, do estilo que adotou, tendo um sorriso bonito a acolhedor, tendo bom gosto, procurando conviver com pessoas otimistas e alegres, de bem com a vida.
Aqui vai uma última recomendação:
Procure estar em paz consigo mesmo, sabendo que a vida é cheia de percalços, trazendo momentos de felicidade e de tristeza e não deixando que o desânimo tire sua motivação, alegria e entusiasmo.
O melhor posicionamento que você pode fazer é o que faz com a pessoa que está do outro lado do espelho.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a importância do posicionamento pessoal e profissional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/
Confira também: Confiança é TUDO em qualquer situação!
Participe da Conversa