10 Fases de Como Criar um Produto Digital do Zero de Forma Correta
Ganhar dinheiro pela internet já é uma realidade para muitas pessoas, mas como criar um produto digital do zero? Quais são as etapas para elaborar um curso online ou um e-book, por exemplo?
O processo vai muito além de simplesmente usar alguma expertise e definir um tema. Caso contrário, a frustração é inevitável. E imagine só se dedicar a um projeto durante semanas ou meses e então, no final, ter resultados pífios por falta de um planejamento adequado.
Neste artigo, listo 10 fases de como criar um produto digital de forma correta, a saber:
1. Pesquisa e identificação de problemas
Comece definindo uma dor que você deseja resolver para um grupo específico de pessoas. Faça pesquisa de mercado, entreviste potenciais usuários e entenda, de fato, suas necessidades e dificuldades.
2. Definição do produto
Com base na pesquisa, defina claramente o que será o seu infoproduto digital. Isso inclui não apenas se será um curso online, um e-book ou um audiobook, por exemplo, mas também funcionalidades e benefícios. Crie uma visão geral do produto.
3. Planejamento e esboço
Desenvolva um plano detalhado para o desenvolvimento do produto. Isso inclui a arquitetura da informação, fluxos de usuário, design, entre outras; e, além disso, envolve também a definição se será necessário contratar algum fornecedor.
4. Desenvolvimento
Comece a construir o produto digital com base nas etapas anteriores. Esse estágio pode envolver o trabalho de fornecedores, como editores de vídeo e designers. Use metodologias ágeis, como Scrum ou Kanban, para gerenciar o desenvolvimento de forma eficaz.
5. Estratégia para lançamento
Defina toda a comunicação necessária para depois divulgar o infoproduto. Analise se será preciso criar site, redes sociais e canal no YouTube, por exemplo. Defina também o orçamento para tráfego pago (anúncios).
6. Testes e feedback
À medida que o produto é desenvolvido, teste-o com usuários reais ou potenciais clientes. Coletar feedback é crucial nesta fase para identificar problemas e assim fazer os ajustes antes do lançamento oficial.
7. Lançamento
Quando o produto estiver pronto e testado, é hora de colocar à venda, com todas as estratégias de comunicação rodando perfeitamente.
8. Ajustes
Após o lançamento, acompanhe de perto se tudo está funcionando bem, avalie os feedbacks dos usuários, corrija bugs…
9. Suporte
Faça de tudo para encantar seu cliente. Estabeleça um atendimento cordial e próximo com quem adquirir seu produto. Lembre-se: a boa experiência gera recorrência.
10. Análise de dados e melhoria contínua
Use as métricas para acompanhar o desempenho do produto após o lançamento. Isso inclui engajamento dos usuários, taxas de conversão bem como feedbacks… Com base nisso, então faça ajustes para garantir que o produto supere as expectativas dos clientes.
Agora que você descobriu algumas etapas de como criar um produto digital, conheça nosso treinamento “Criação de cursos online”: https://conteudo.rztcomunicacao.com.br/curso-online-criacao-de-cursos-online Nele você encontra o passo a passo, na prática, para virar um infoprodutor de EAD.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como criar um produto digital do zero de forma correta? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Inteligência Artificial Grátis: 5 ferramentas que vão te surpreender!
Participe da Conversa