O Uso de Storytelling e as Narrativas de Carreira
Você já deve ter se deparado com as expressões storytelling e narrativas aplicadas de diversas formas, principalmente relacionadas à carreira. Mas será que se trata apenas da velha e boa contação de histórias? Sim, mas vamos entender o conteúdo e como utilizá-lo de forma eficaz.
Na verdade, as duas expressões – storytelling e narrativas de carreira – referem-se a como contar o histórico pessoal e profissional. As narrativas de carreira descrevem seu percurso, experiências, desafios e conquistas ao longo da vida profissional. Assim como o storytelling para carreira, que se refere ao uso da narrativa como uma ferramenta para comunicar sua jornada profissional de forma envolvente e persuasiva, como em uma boa história!
Assim, ao invés de listar conquistas e qualificações em um currículo ou entrevista, o storytelling para carreira envolve contar histórias que demonstrem suas habilidades, competências e valores de uma maneira mais vívida e cativante.
Esse formato é muito mais interessante e ajuda a dar sentido e significado à trajetória profissional de uma pessoa. Ele permite que o profissional reflita sobre seu desenvolvimento, aprendizado e objetivos futuros, ganhando em autoconhecimento.
Ao contar sobre sua trajetória de carreira, você pode incluir elementos que possibilitam a outra parte não somente conhecer a cronologia e a sucessão de atividades realizadas, mas conhecer um pouco de você. Pode incluir as origens e influências, como e de onde vieram. As influências familiares, educacionais e culturais e todo o background que levaram a escolhas e interesses profissionais.
Adicionalmente, pode-se incluir as experiências e, em especial, os desafios enfrentados e aprendizados que possibilitaram o desenvolvimento profissional e levaram a conquistas e realizações significativas. Essas conquistas podem ter sido reconhecidas como prêmios, promoções e certificações.
É importante ressaltar que todo aprendizado e todas as competências adquiridas formam um conjunto que é o profissional. Assim, a narrativa deve abranger esses pontos e mostrar o que faz esse indivíduo único em sua experiência.
Outro ponto importante é o futuro: as metas, o plano de desenvolvimento e os desejos para a trajetória. Esses pontos podem mostrar como o profissional se dedica à sua evolução.
As narrativas de carreira podem ser utilizadas para o planejamento do profissional, por gestores de carreira, recrutadores e coaches. É uma forma de autoconhecimento e de reflexão que podem revelar pontos sobre a motivação, valores, habilidades e ambições de uma pessoa. E auxiliam na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento profissional, planejamento de carreira e seleção de talentos.
A aplicabilidade do storytelling para carreira pode estar no currículo ou na carta de apresentação destacando a jornada e seus momentos significativos. Essa mesma narrativa pode estar no seu perfil no LinkedIn e fazer parte das respostas em entrevistas de emprego.
Ao trabalhar na narrativa antecipadamente os exemplos e melhores histórias já estarão lá para serem contadas e ajudar os entrevistadores a entenderem melhor suas habilidades e como você lida com desafios e situações complexas.
Da mesma forma, contar as realizações de forma interessante gera em outros profissionais conexões com sua trajetória e amplia o networking fortalecendo a sua marca pessoal no mercado e mostrando quem você é e como pode agregar valor com a sua atuação.
Vale lembrar que, hoje, por meio das redes sociais, podemos comunicar fortemente toda a trajetória, transformando isso em uma oportunidade de atrair pessoas, temas e interesses que estejam alinhados com o seu momento.
Seja numa apresentação da empresa ou encontro social, o discurso com uma história forte e convincente pode, sem dúvida, capturar a atenção da audiência. Isso deixa uma boa impressão e causa impacto.
O storytelling para carreira envolve contar habilmente sua história profissional de uma maneira que seja autêntica, relevante e convincente. O objetivo é criar conexões mais profundas, transmitir sua marca pessoal e alcançar assim seus objetivos profissionais.
Pode ser também uma ferramenta de liderança e gestão de forma a inspirar e motivar a equipe. E reforçar a cultura da empresa de forma educativa para demonstrar valores e metas desejadas.
Para desenvolver a habilidade de storytelling é importante observação e autoconhecimento.
Um ponto importante é conhecer seu público, para quem essa narrativa será dirigida e qual a melhor forma de contar para que cause impacto em quem ouve. Outro ponto importante é a autenticidade, ao contar a verdade e trazer a emoção a uma história genuína, ganha-se relevância e ela fixa-se na memória.
Estudar e praticar é uma forma de desenvolver a habilidade de storytelling.
Escute histórias clássicas como a Jornada do Herói, observe histórias empresariais em programas de negócios, observe e encontre seu estilo próprio. Pratique com amigos e família e peça um feedback sobre.
Tudo isso não é uma história qualquer, é a sua história! E, como costumo dizer, o especialista em você é você! Se não souber contar sua melhor versão, será difícil estabelecer outras narrativas.
Vamos praticar? Comece já a contar sua melhor história!
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Quer saber mais sobre o uso de storytelling e as narrativas de carreira? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Mônica Barg
https://www.monicabarg.com.br
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